Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 29.12.2016

nowcasting

OBSERVAÇÃO 30/12/2016 – 01:20  – pancadas  de chuva com trovoadas nas próximas 3 horas no Vale do Itajaí, Grande. Florianópolis  e litoral norte. (EpagriCiram).

 

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO 29/12  (EPAGRI-CIRAM)

CHUVA VOLUMOSA – TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA RÁPIDA E INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO E RISCO DE GRANIZO)

Atualizado às 08h10min

Inicio: 15h de 29/12/2016

Fim: 12h de 30/12/2016

Regiões: PLANALTOS SUL E NORTE, VALE DO ITAJAÍ E LITORAL.

Previsão: pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos.

Acumulado: 40 a 80 mm em média no período, com pontuais maiores no Litoral (150 a 180 mm), especialmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. Esses valores representam mais do que esperado para o mês inteiro de dezembro em algumas cidades do Litoral.

Risco de temporais localizados com descarga elétrica, rajadas fortes de vento (acima de 60 km/h) e granizo.

Sistema: massa de ar quente e úmido e sistema de baixa pressão influenciando SC.

Gilsânia Cruz e Erikson de Oliveira – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

—————————————————————

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

—————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

—————————————————————

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ————————————————————————————————

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC- EPAGRI/CIRAM

Quinta-feira (29/12): AVISO: CHUVA VOLUMOSA – TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: manhã com variação de nuvens, chuva fraca e aberturas de sol em algumas regiões. No período da tarde e noite, pancadas de chuva em todo o Estado, mais intensas à noite no Litoral. Atenção para o alto volume de chuva e temporais localizados do Planalto ao Litoral.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: sudeste a leste no Litoral e nordeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva. 
Sistema: massa de ar quente e úmido e cavado influenciando SC.

 

Sexta-feira (30/12) AVISO CHUVA VOLUMOSA – TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: instável com condições de chuva em todo o Estado, moderada a forte em alguns momentos. Aviso para alto volume de chuva do Planalto ao Litoral, na madrugada e manhã.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Sistema: massa de ar quente e úmido e sistema de baixa pressão influenciando SC.

Sábado (31/12): OBSERVAÇÃO

Tempo: segue instável e sujeito a pancadas de chuva em SC, a qualquer hora do dia do Oeste ao Litoral Sul, e a partir da tarde nas demais regiões. Risco de temporais do Planalto ao Litoral.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Domingo (01/01):

Tempo: sol entre nuvens com pancadas de chuva em todas as regiões, no período da tarde e noite. Risco de temporais do Planalto ao Litoral.

Temperatura: elevada.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Segunda-feira (02/01):

Tempo: o sol aparece na maioria das regiões, acompanhado de mais nuvens no norte do Estado, onde há condições de chuva especialmente no início e fim do dia.

Temperatura: alta.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 03/01 a 13/01 de 2017

O período inicia com calor e pancadas de verão durante a tarde e noite, do Planalto ao Litoral. Nos dias 04 e 09/01, duas frentes frias passam pelo Estado, trazendo chuva e amenizando temporariamente o forte calor. Nos demais dias, a tendência indica a condição de forte calor e chuva na forma de pancadas à tarde e no período noturno.

Ressalta-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISOS ANTERIORES

AVISO 29/12/2016 – 21h56min – Pancadas de chuva moderada a forte com raios na próxima hora nas proximidades de Dona Emma e Witmarsum (Epagri/Ciram).

AVISO 29/12/2016 – 22h01min – Permanece a condição de pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, e descarga elétrica no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Fpolis e Litoral Sul de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

AVISO 29/12/2016 – 20h03min – Pancadas de chuva moderada a forte e descarga elétrica no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Fpolis e Litoral Sul de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

AVISO: 29/12/2016 – 17h05min – Pancadas de chuva moderada a forte com raios no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

AVISO: 29/12/2016 – 17h05min – Pancadas de chuva moderada a forte com volumes próximos a 30 mm/hora nas próximas 3 horas no Planalto Sul e Litoral Sul (Epagri/Ciram).

AVISO: 29/12/2016 – 17h40min – Pancadas de chuva moderada a forte com volumes elevados em todas as regiões nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

AVISO: 29/12/2016 – 17h40min – rajadas de vento de 60 a 80 km/h no Oeste do estado na próxima hora (Epagri/Ciram).

AVISO – 29/12/2016 – 15h25min – Pancadas de chuva moderada a forte com raios no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Litoral Norte nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

AVISO – 29/12/2016 – 14h05min – Pancadas de chuva moderada a forte com raios no Oeste e Litoral Norte nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

AVISO – 29/12/2016 – 13h42min – Pancadas de chuva moderada a forte com raios na próxima hora nas proximidades de Garuva e Itapoá (Epagri/Ciram). 

AVISO – 29/12/2016 – 13h25min – Pancadas de chuva moderada a forte e descarga elétrica no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

AVISO – 29/12/2016 – 12h50min – Pancadas de chuva moderada a forte com raios na próxima nas proximidades de Catanduvas, Joaçaba, Luzerna, Treze Tilias, Água Doce e Vargem (Epagri/Ciram).

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civi