Cerca de 1834 raios caem na Grande Florianópolis na última madrugada

Como divulgado de forma antecipada tempestades foram registradas em diversos pontos do Estado, com maior foco na faixa litorânea e proximidades. Apenas entre a noite de ontem (08) e a madrugada de hoje (09) foram registradas, pela Coordenadoria de monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), 1834 descargas elétricas (Raios) na Grande Florianópolis, em uma área de 30 quilômetros a partir da Capital catarinense. Os dados foram colhidos na plataforma Earthnetworks.

A DCSC recomenda alguns cuidados para situações que envolvam tempestades elétricas. As chances de um raio atingir uma pessoa são pequenas, mas eles podem causar lesões graves ou fatais. As mortes e ferimentos também podem ser causados por efeitos indiretos, como a queda de um raio próximo ao local onde a vítima esteja.

É importante sempre estar atento e tomar alguns cuidados. Devemos evitar atividades externas como soltar pipas ou carregar objetos como canos e varas de pesca, evitar andar de bicicleta, carros conversíveis, motocicleta ou a cavalo. Os raios são muito perigosos e podem causar lesões e até serem fatais. Embora as chances de atingir uma pessoa sejam pequenas, devemos estar sempre atentos. Em algumas situações as mortes e ferimentos estão associados à descarga de um raio diretamente em uma pessoa, mas esses danos também podem ser causados por efeitos indiretos, como a queda de um raio próximo ao local onde a vítima esteja.

Caso a vítima esteja desacordada em função de uma descarga elétrica a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 193.

Registros entre as 23 horas e 30 minutos de segunda-feira (08) e a zero hora desta terça-feira (09).

Registros entre a zero hora e 30 minutos e uma hora desta terça-feira (09)

CUIDADOS DURANTE TEMPESTADES ELÉTRICAS

Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção como pequenas construções, tendas e barracos.

Evite estruturas altas ou metálicas como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica.

Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas e outras estruturas metálicas.

Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, praias, quadras esportivas e estacionamentos.

Não permaneça no topo de morros ou prédios.

Não busque abrigo abaixo de árvores.

Qual o perigo de permanecer dentro de veículos.

CUIDADOS EM CASA

Evite utilizar equipamentos e eletrodomésticos que estejam ligados à rede elétrica, como o celular carregando.

Evite utilizar o telefone com fio, sem fio pode ser utilizado.

Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas.

Confira a nota.

Avisos e Alertas da DCSC

Nunca se esqueça de buscar sempre informações sobre as condições climáticas e assim identificar possíveis situações de risco com antecedência. A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) possui um serviço de monitoramento e alerta que funciona 24 horas. Todas as informações são disponibilizadas através do site, redes sociais e por alertas via SMS. Para receber avisos da DCSC basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 contendo apenas o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local que deseja monitorar.