Defesa Civil mantém alerta e deslizamento tira a vida de duas pessoas em Florianópolis

Durante a última semana a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) vem acompanhando as ocorrências registradas no Estado. Alertas meteorológicos foram emitidos para todas as regiões. Neste domingo (24) foi registrada a situação mais grave até o momento. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal de Florianópolis foram acionadas para atender um desbarrancamento no bairro Saco Grande. Em função do alto índice pluviométrico um muro de contenção cedeu e atingiu uma casa. Duas vítimas, de 46 e 21 anos de idade, foram retiradas sem vida dos escombros por guarnições do 1º e 10º Batalhões de Bombeiros Militar. Até o momento 31 municípios relataram ocorrências em função da chuva.

Trabalho dos bombeiros na busca de vítimas de deslizamento. Foto: Flávio Jr DCSC

O monitoramento meteorológico da DCSC aponta para chuva persistente no litoral e nas áreas da Grande Florianópolis. Existe a possibilidade do quadro se intensificar com acumulados de 50 milímetros até o final da noite permanecendo o risco muito alto para alagamentos e deslizamentos. O alerta emitido pela DCSC está válido até o início da madrugada de segunda-feira (25) e aponta atenção para as regiões do Planalto e Litoral Norte, todo o Vale do Itajaí. Já na Grande Florianópolis e parte da Região Sul o aviso é de risco muito alto.

Monitoramento e apoio aos municípios no Centro integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres. Foto: Flávio Jr DCSC

Nossa recomendação é que os catarinenses acompanhem as atualizações dos avisos e alertas meteorológicos. As informações estão disponíveis no site e redes sociais da DCSC”, Comentou o chefe da DCSC, Aldo Baptista Neto. Ele destaca que em caso de alagamentos as pessoas devem procurar áreas elevadas e nunca trafegar regiões alagadas. Para evitar situações envolvendo deslizamentos devemos ficar atentos a rachaduras nas estruturas, além de paredes, postes e árvores inclinados. Ao sinal de movimentação a orientação é deixar o local imediatamente e acionar o Corpo de Bombeiros Militar ou a Defesa Civil Municipal.

Confira o aviso e recomendações válidos até segunda-feira (24).