MEIO OESTE RECEBE OS SEMINÁRIOS REGIONAIS

1235301 299074023567559 1222326745 n

A nona edição dos  Seminários Regionais:  Defesa Civil e a Gestão de Risco e Desastre e preparando-se para o Futuro na região do meio oeste do Estado, foi realizada nesta quinta-feira(12) no município de Videira,  e reuniu  mais de 90 participantes de 21 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – AMARP e dos municípios do Planalto Sul de Santa Catarina – AMPLASC.

A equipe da Secretaria de Estado de Defesa Civil deu orientações sobre questões administrativas, gestão de risco e desastres e gestão de desastres. Esta ação faz parte da meta do Governo do Estado de capacitar mais de duas mil pessoas ligadas as Defesas Civis municipais, assistência sociais, profissionais de saúde, educação, psicólogos e principalmente gestores municipais.

Para o secretário de Estado Milton Hobus, essa é uma mudança de postura do governo, com foco em prevenção. “Nós não precisamos esperar o desastre acontecer, sabemos também que não podemos na maioria das vezes impedir o desastre, mas precisamos estar preparados para que os efeitos negativos sejam minimizados”, concluiu.

Hobus salientou a importância dessa capacitação e da estruturação da Defesa Civil em alguns municípios de Santa Catarina. Para tanto, em cada seminário os prefeitos recebem uma autorização para a retirada de um kit básico de Defesa Civil, composto por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também fazem parte do kit uma câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres.

No total serão realizados 12 seminários em várias partes do estado. Os encontros são promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem).

Nesta sexta-feira (13) a equipe da Defesa Civil segue para o município de Joaçaba. O encontro será no Teatro Alfredo Sigwalt – em frente da Associação AMMOC, na Rua Roberto Trompwski, 63, às 8h30min.

As inscrições para os seminários regionais podem ser feitas, de forma gratuita, por meio do site da EGEM www.egem.org.br.

Cronograma dos seminários:

Dia / Local