Monitoramento das Condições Atuais – DC/SC 07/10 18:00

Hidrólogos: Graciane Vivan Pomatti e Dieyson Pelinson

Geólogo: Matheus Flach

CONDIÇÃO METEOROLÓGICA

A tarde deste sábado (07) é marcada pelo tempo instável em toda Santa Catarina, sobretudo em cidades do Norte do estado (áreas em tons de preto na imagem do satélite GOES-16, na Figura 1), onde a chuva ocorre de moderada a pontualmente forte intensidade, com valores próximos a 20mm/h. Nas demais áreas do centro ao leste — Grande Florianópolis, porção sul do Vale do Itajaí, Planalto, Sul, Litoral Sul e Meio-Oeste — a chuva ocorre de forma persistente, com acumulados na cada dos 10mm/h. Na Tabela 1, a seguir, são disponibilizadas as cidades que registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas.

No decorrer das próximas horas, a condição para temporais com raios, rajadas de vento e granizo volta a aumentar a partir do Grande Oeste, e se estendendo para as demais regiões no decorrer da noite e madrugada. O risco é alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores.

Figura 1. Imagem do satélite GOES-16, às 18h50 (horário local), do canal infravermelho realçado. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Tabela 1. Maiores acumulados de chuva registrados em Santa Catarina nas últimas 24 horas. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina, EPAGRI/CIRAM, INMET e CEMADEN.

CONDIÇÃO HIDROLÓGICA

Por conta dos altos acumulados de chuva registrados nas últimas horas, diversos rios registram enxurradas e inundações graduais pelo estado. Até esta tarde, a Defesa Civil de Santa Catarina, já emitiu alertas para inundações em municípios na Bacia do Rio do Peixe no Meio-Oeste, Bacia do Rio Negro no Planalto Norte, Bacia do Rio Itajaí, Cubatão na Grande Florianópolis, todas as bacias do Litoral Sul e áreas do Planalto Sul (Veja os municípios com alerta vigente na Figura 3, abaixo). Ainda a Defesa Civil emitiu alerta hidrológico para inundação do Rio Uruguai, podendo atingir de 12 a 13 metros no município de Itapiranga, no Extremo-Oeste Catarinense. Para o Alto Vale do Itajaí, a previsão é que o nível do rio Itajaí em Rio do Sul fique entre 13 e 14 metros.

Com a previsão de temporais a partir das próximas horas, o risco para ocorrências associadas a alagamentos é alto entre o Oeste e o Extremo Oeste, e muito alto entre o Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Além disso, permanece o risco alto a muito alto para enxurradas e inundações graduais nestas regiões.

Figura 2. Mapa com cidades com alertas vigentes para inundação gradual em Santa Catarina. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

CONDIÇÃO GEOLÓGICA

Devido às formações geológicas apresentarem níveis de saturação do solo com as chuvas registradas em todo estado, as condições de estabilidade das encostas apresentam níveis de Observação para municípios do Oeste e Meio Oeste, níveis de Atenção para municípios do Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, além da emissão de Alerta para municípios do Meio Oeste, Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e também Litoral Sul. Cabe salientar que para o município de São Joaquim o limiar para Alerta Máximo foi atingido (Veja os municípios com alerta vigente na Figura 4, abaixo).

Com a previsão de chuvas persistentes e temporais nas próximas horas, os limiares de atenção e alerta poderão ser atingidos por novos municípios em todo o estado, dessa forma, permanece o risco para deslizamentos, fluxo de detritos e queda de blocos em todo o centro leste e municípios próximos à divisa com o Rio Grande do Sul.

Figura 4. Mapa de cidades com alertas vigentes para deslizamentos em Santa Catarina. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.