Municípios que foram destaque no Programa SC Resiliente são homenageados

Nesta quinta-feira, 07, foi realizada a solenidade de encerramento do primeiro ciclo do programa SC Resiliente. O Programa foi lançado em agosto de 2019 com o objetivo de fortalecer a resiliência dos municípios catarinenses através de ações de redução de riscos e de desastres para incentivar a atuação municipal de forma prática e participativa, com base no incentivo direto e no reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC).

Durante a solenidade, realizada de forma virtual interligando 16 Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), ocorreu a entrega das certificações aos municípios e aos gestores públicos que participaram da iniciativa.

Participaram do ciclo 2020/2021 do Programa SC Resiliente 114 municípios, destes 87 completaram as atividades e foram certificados. Nesta fase 18 municípios foram classificados na categoria prata, 64 na Bronze e um minicípio com classificação Ouro, outros quatro municípios receberam certificados de participação. No decorrer da solenidade a Coordenaria Regional de Concórdia também foi homenageada em função da grande adesão dos municípios da Região ao Programa, totalizando 87,5 % dos participantes.

O Chefe da DCSC, David Busarello, participou do evento diretamente do CIGERD de Joinville onde entregou ao Prefeito Municipal, Adriano Silva, o Selo Ouro. Joinville foi o único município do Estado que alcançou este nível. “O SC Resiliente é um Programa de Estado que fortalece ações de enfrentamento as mudanças climáticas que afetam todo o território catarinense aumentando a capacidade e a resiliência dos municípios”, destacou Busarello. Segundo ele, a iniciativa atende prerrogativas estabelecidas pelo Marco de Sendai e está em consonância com a política estadual, priorizando o bem-estar e a segurança da população com o foco de aumentar a capacidade dos municípios na redução de riscos.

O Chefe da DCSC parabenizou os 87 municípios que finalizaram a etapa. “A Defesa Civil é a união de forças com o objetivo comum de construir um Estado mais resiliente e preparado para o enfrentamento aos desastres. O SC Resiliente foi criado para a busca conjunta de soluções”, finalizou.

Já o Prefeito de Joinville destacou a evolução da Defesa Civil nos últimos anos e a face resiliente dos catarinenses. “Temos uma população que sempre consegue se reerguer nos momento mais difíceis. Sempre entendi que a ação da Defesa Civil é uma ação de time uma ação conjunta de homens e mulheres para ajudar as pessoas nas situações mais difíceis. Parabéns a Defesa Civil de Joinville e a de Santa Catarina”, completou.

Premiação ao município de Joinville com o Selo Ouro. Foto: Flávio Jr DCSC.

Durante o programa os municípios foram orientados como desenvolver as ações a partir de um diagnóstico técnico e pelo resultado do desempenho alcançado. Após o diagnóstico, que identificou os principais riscos e capacidades dos municípios, as estruturas municipais foram orientadas sobre o planejamento das ações necessárias. Com o final do ciclo o Programa passará agora por uma avaliação e reestruturação para atender ainda mais as necessidades dos municípios catarinenses.