Nota Hidrológica DCSC- 07/11 – Operação de Abertura da Barragem Oeste em Taió

Elaborado em: 07/11/2023 às 22:00h

Hidróloga: Graciane Vivan Pomatti

Na noite desta terça-feira, 07/11, para quarta-feira, 08/11, às 00:00h, ocorrerá o início das aberturas das comportas da Barragem Oeste, em Taió. Próximo a este horário a cota da estação da Defesa Civil de Rio do Oeste estará em torno dos 7 metros, meio metro acima da cota de emergência, porém em declínio.

A sequência de abertura das comportas será realizada de forma gradual visando manter o nível do rio em Rio do Oeste abaixo dos 6,50 metros e em Taió abaixo dos 7,50 metros. Estas manobras têm em vista proporcionar o máximo do esvaziamento das barragens do Alto Vale do Itajaí, mantendo a segurança dos municípios.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina

Cabe destacar que as aberturas das comportas serão monitoradas pela equipe técnica da Defesa Civil e que a programação poderá ser alterada caso seja necessário.

Assim que as condições permitirem será iniciada a abertura gradual do canal extravasor.