Nota Hidrológica DC/SC 14/11 16:30 – Situação atual e Previsão Hidrológica

Elaborado em: 14/11/2023 às 16:30

Hidróloga: Graciane Vivan Pomatti

A semana iniciou marcada por chuva pontualmente forte e temporais em todo estado de Santa Catarina, principalmente nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Sul, Extremo Oeste e Vale do Itajaí. Ao longo da semana, com as chuvas previstas os rios devem entrar novamente em elevação em praticamente todas as bacias do estado, com possibilidade de ocorrência de alagamentos, enxurradas e de inundações graduais, sobretudo nas bacias que compõem as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, onde o risco é MUITO ALTO. Já nas regiões das bacias hidrográficas do Planalto Norte e Litoral Norte o risco é MODERADO a ALTO para alagamentos, enxurradas e inundações graduais.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina. Fonte: DCSC

A seguir é apresentada a situação atual das Barragens e os níveis nos municípios em monitoramento:

Previsão atualizada dos níveis dos rios nos municípios de acordo com os modelos hidrológicos nesta terça (14)

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. A Defesa Civil segue em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomenda sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.