Nota Hidrológica DCSC- 29/11 – Operação das Barragens de Contenção de Cheias

Elaborado em: 29/11/2023 às 12:00h

Hidrólogos: Dieyson Pelinson e Graciane Vivan Pomatti

Foram iniciadas as manobras de abertura gradual das comportas da Barragem Sul na manhã desta quarta-feira (29).

Os elevados volumes de chuva ocorridos durante a terça-feira (28) em toda a bacia hidrográfica do Rio Itajaí, causaram elevação nos níveis dos rios da região, atingindo níveis de emergência para inundação, como no município de Rio do Sul, onde o rio Itajaí-Açu alcançou 8,35m na noite da terça-feira. Na manhã desta quarta-feira (29), sem ocorrência de precipitação significativa durante a madrugada, o nível do rio apresenta acentuada recessão, já atingindo 7,75m às 11:30min.

Conforme previsão da equipe de meteorologia da DCSC, não devem ser registrados altos volumes de chuva ao longo dos próximos dias Com esse intervalo nas chuvas, bem como a previsão de chegada de uma frente fria a Santa Catarina no decorrer do sábado, a qual deve causar chuvas e tempestades na região, se iniciou, nesta manhã, a abertura gradual das comportas das Barragem Sul, em Ituporanga, sendo realizada a abertura de uma comporta.  Vale destacar, que o tempo de resposta, ou seja, o tempo que a água liberada do barramento demora para chegar no município de Rio do Sul é de aproximadamente 8 a 10 horas. Assim, quando o efeito da abertura chegar ao município, o nível do rio Itajaí-Açu estará ainda mais baixo, favorecendo o escoamento das águas no municípios de Laurentino e Rio do Oeste.

As próximas aberturas das comportas da Barragem Sul estão programadas para ocorrer ao longo do dia, quando o nível do rio no município de Rio do Sul atingir 7,5m será aberta mais uma comporta, e ao atingir 7,0m, deve ser aberta a ultima comporta. Tais aberturas ocorrerão sempre análisando os níveis dos rios nos demais municípios diretamente impactados pelas aberturas, como Ituporanga e Aurora, podendo ser alteradas conforme o nível do ro Itajaí do Sul nestas localidades.

As aberturas em questão visam a redução controlada dos volumes dos reservatórios para que tenham uma melhor condição de retenção das águas ao longo do final de semana e do início da próxima semana, auxiliando na mitigação das cheias previstas.

Em relação a Barragem Oeste, em Taió, as manobras de abertura não serão inicadas neste momento, devido ao nível elevado do rio Itajaí do Oeste, nos municípios de Rio do Oeste e Laurentino. Já na Barragem Norte, em José Boiteux, as comportas devem ser mantidas fechadas. Contudo, com a abertura permanente da galeria lateral, o reservatório seguirá diminuindo seu volume útil e consequentemente aumentando a capacidade de reservação.

A seguir é apresentada a situação atual das Barragens e os níveis dos pontos monitorados na região:

A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações das Defesas Civis dos municípios.