Nota Meteorológica SDC SC 15/03 – Final de semana terá mudanças no tempo em Santa Catarina

Elaborado em: 15/03/2024 – N° 023/2024

Meteorologistas: Nicolle Reis e Caio Guerra

Após uma semana de predomínio de sol e calor, o final de semana terá mudanças no tempo em Santa Catarina, principalmente no domingo (17). Apesar dessas mudanças, o calor continua predominando, pelo menos até a segunda-feira (18), com máximas acima dos 30°C no estado e se aproximando dos 37°C no Extremo Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí.

O sábado (16) ainda começa com tempo firme, mas entre a tarde e a noite há condições para temporais isolados do Estremo Oeste ao Litoral Sul do estado, principalmente próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.

Já no domingo (17), as instabilidades ganham força no estado, devido à aproximação de uma frente fria, e há condições para temporais com chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Meio-Oeste, Planaltos e Alto e Médio Vale do Itajaí. Há risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica 

 

RECOMENDAÇÕES:

  • Evite a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado;
  • Evite áreas sujeitas a alagamentos e jamais atravesse ruas alagadas.
  • Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros.
  • Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.