Atualização 07/10/23 – Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri

Atualização – Nota Hidrometeorológica

Defesa Civil de Santa Catarina e EPAGRI/CIRAM

Elaborado em 07/10/2023

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para o fim de semana no estado. A previsão ainda indica temporais e chuva volumosa, que intercalam com breves períodos sem chuva.

O sábado (07) já começou com chuva intensa e temporais, condição que se mantém até o final do dia, com totais mais elevados do centro ao norte (Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí), variando de 60 a 80 mm, podendo superar esses valores de forma pontual. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul os volumes médios esperados  variam entre 40 a 60mm, também podendo superar esses valores de forma pontual. Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.

No domingo (08), a chuva abrangente volta a atingir todo estado ainda com volumes elevados, que na área entre o Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí variam entre 70 e 100mm, com pontuais mais elevados e variando 30 a 50mm em média em áreas entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais no domingo (08).

No início da próxima semana (09 e 10) a chuva diminui no estado.

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

Ao longo da madrugada deste sábado já foram registrados alagamentos e enxurradas em diversas regiões de Santa Catarina, devido aos acumulados de chuva já registrados. Com a previsão de chuvas ao longo do final de semana, segue o risco muito alto para alagamentos, enxurradas e inundações. A seguir, estão destacadas as principais áreas que apresentam riscos associados ao evento.

Litoral Sul: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações graduais ao longo do final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.

Vale do Itajaí: Risco muito alto para enxurradas, alagamentos e aumento gradual nos níveis dos rios já ao longo do sábado e deve seguir durante o final de semana, atingindo níveis de emergência, onde segundo os modelos hidrológicos, pode alcançar entre 10 a 11 metros no município de Rio do Sul, e 9 a 11 metros em Blumenau.

Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peperi-Guaçu e Antas. Já na Bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de alerta.

Grande Florianópolis: Os níveis dos rios nas Bacias dos Rios Tijucas e Cubatão sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta, entre o domingo e a segunda-feira.

Planalto Norte e Litoral Norte: Risco alto para enxurradas e alagamentos ao longo do sábado e domingo. Na Bacia Hidrográfica do Rio Negro o risco é alto para inundações graduais ao longo do final de semana.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina

Fonte: DC/SC

O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Contatos:

(48) 3664-7017COMAL (Coordenadoria de Monitoramento e Alertas)

(48) 3665-5008/5007CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina)