Atualização 08/10/23 – Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri

Atualização – Nota Hidrometeorológica

Defesa Civil de Santa Catarina e EPAGRI/CIRAM

Elaborado em 08/10/2023

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para o domingo no estado. A previsão ainda indica temporais e chuva volumosa, que intercalam com breves períodos sem chuva.

A madrugada de domingo (08) foi de baixos volumes de chuva no estado. No decorrer do dia, permanece a condição de chuva, com volumes elevados nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e parte do Meio-Oeste, de 50mm a 70mm. Nas demais regiões, de divisa com o Rio Grande do Sul, do Extremo Oeste ao Litoral Sul, os volumes de chuva ficam menores, com acumulados entre 30mm e 50mm. Em todas as regiões, podem ocorrer pontuais mais elevados. Entre o final da tarde e noite, as chuvas ficam concentradas especialmente nas regiões de divisa com o Paraná, Planalto Norte e Litoral Norte, com risco de temporais acompanhados de chuva intensa, raios, fortes rajadas  de vento e granizo

Permanece o risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Atenção: Na segunda e terça-feira (09 e 10), a chuva diminui de forma significativa no estado, com aberturas de sol. Indicativo de retornarem os volumes elevados de chuva especialmente no dia 12, quinta-feira.

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

Durante a madrugada deste sábado, à medida que a chuva diminuiu, muitos rios em Santa Catarina entraram em estabilidade e começaram a diminuir seu volume. No entanto, com a previsão de chuva prevista para o domingo, o risco ainda é alto para inundações graduais. A seguir, destacamos as principais áreas que apresentam riscos associados a esse evento.

Litoral Sul: Possibilidade de atingir níveis de atenção para inundações graduais ao longo do dia nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.

Vale do Itajaí: Risco muito alto para inundação gradual nos níveis dos rios atingindo níveis de emergência, onde segundo atualização dos modelos hidrológicos, pode alcançar entre 12 a 14 metros no município de Rio do Sul, 11 a 12 metros em Blumenau, 7 a 8,5 metros em Brusque, 3,5 a 4,5 metros em Ituporanga, 10,5 a 12 metros em Taió, 11,0 a 12,0 em Rio do Oeste, 7,0 a 8,0 em Timbó e nos municípios de Rodeio e Ascurra de 13 a 14 metros.

Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste: Risco alto para alagamentos e inundações, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Uruguai, onde o rio deve atingir aproximadamente 13 metros nas bacias dos rios Peperi-Guaçu e das Antas.

Grande Florianópolis: Os níveis dos rios nas Bacias dos Rios Tijucas e Cubatão, podem atingir níveis de alerta, neste domingo.

Planalto Norte e Litoral Norte: Risco alto para enxurradas e alagamentos ao longo do domingo. Na Bacia Hidrográfica do Rio Negro o risco é alto para inundações graduais ao longo do domingo.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina

Fonte: DC/SC

O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Contatos:

(48) 3665-5008/5007CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina)