Nota Defesa Civil de Santa Catarina – Operação das Barragens

30 de janeiro de 2021

A Defesa Civil de Santa Catarina vem a publico esclarecer alguns detalhes sobre a operação das barragens de Ituporanga e Taió. O trabalho é realizado com base no Manual de Operação das Barragens que foi construído por especialistas e por um empresa especializada em hidrologia. De acordo com o Manual a abertura das barragens é prevista quando o rio, nas proximidades do município de Rio do Sul, esteja abaixo dos 4,75 metros, considerando ainda a chuva acumulada e prevista em 24 horas.

Para a definição deste quadro, foram analisados inúmeros cenários e consideradas as melhores condições de escoamento da bacia. Assim, foi definido que abaixo dos 4,5 metros o rio está em carga plena, dentro do leito principal e possibilita o melhor escoamento. Acima dos 5,5 metros o rio começa atingir a calha secundária, várzeas e planícies de inundação e entra em outro regime que é muito mais lento, interagindo com a vegetação e prejudicando o escoamento. Enquanto está no leito principal o rio está fluindo em carga plena.

A DCSC contempla as barragens como instrumentos de regulação de cheias, mas é necessário levar em conta também as planícies de inundação como reservatórios de água. Desta forma, se conseguimos manter o rio no leito principal estas áreas servem como zona de amortecimento, principalmente se os índices pluviométricos incidirem em regiões não influenciadas pela contenção das barragens. É muito importante termos a consciência que é necessário que as planícies de inundação estejam livres para amortecer uma eventual inundação. Caso contrário, com as várzeas já inundadas, os rios sobem rapidamente sem controle na bacia.

As barragens estão cumprindo o papel que é conter a água à montante. As barragens foram projetadas para verter e caso isso ocorra será de forma gradual e controlada, possibilitando uma ação ordenada e planejada de preparação e resposta caso ocorra a necessidade.

Às 12:30 horas deste sábado (30), a DCSC concluiu a abertura de duas comportas da Barragem Oeste, em Taió e de três comportas na Barragem Sul, em Ituporanga. A DCSC orienta acompanhar as atualizações dos avisos e alertas emitidos.

A DCSC permanece à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Defesa Civil somos todos nós.