NOTA HIDROLÓGICA DCSC – 06/10

Elaborado em: 06/10/2023 às 20:00

Hidrólogos: Dieyson Pelinson e Graciane Vivan Pomatti

As chuvas intensas que atingiram o estado de Santa Catarina durante a última terça e quarta-feira resultaram em enxurradas, alagamentos e inundações em diversos lugares do estado. Ao longo desta sexta, os rios apresentaram recessão, mas em muitos pontos ainda em níveis de emergência, como em Rio do Sul, Rio do Oeste e Laurentino, na bacia hidrográfica do Rio Itajaí, e Rio Negrinho, na Bacia Hidrográfico do Rio Negro.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina

Fonte: DCSC

Nos próximos dias, são esperados grandes volumes de chuva  com risco alto para alagamentos, enxurradas e inundações. A seguir, são destacadas as principais áreas que apresentam riscos associados ao evento, conforme atualização dos modelos hidrológicos na tarde desta sexta-feira (06).

Litoral Sul: Risco alto para enxurradas e alagamentos iniciando na madrugada do sábado, e inundações graduais se estendendo ao longo do final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.

Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações entre noite de sexta e sábado, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peperi-Guaçu, Antas e do Peixe, principalmente nas regiões de divisa com o estado do Rio Grande do Sul.

Grande Florianópolis: Os níveis dos rios nas Bacias dos Rios Tijucas e Cubatão sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de atenção, entre o domingo e a segunda-feira.

Planalto Norte e Litoral Norte: Risco alto para enxurradas e alagamentos a partir da noite desta sexta-feira. Na Bacia Hidrográfica do Rio Negro o risco é alto para inundações graduais ao longo do final de semana.

Vale do Itajaí: Risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da noite da sexta-feira, com aumento gradual nos níveis dos rios durante o final de semana, onde segundo atualização dos modelos hidrológicos, pode alcançar entre 10 a 11 metros no município de Rio do Sul, e 9 a 11 metros em Blumenau.

Situação das Barragens de Contenção de Cheias no Vale do Itajaí – Atualização: 19:00h

Volume de água em Reservatório       Nível do Reservatório
Barragem Oeste Taió                               58%                18,44m
Barragem Sul Ituporanga                               34%                 22,43m
Barragem Norte José Boiteux                                     32%                 25,75m

É importante ressaltar que as previsões hidrológicas podem sofrer alterações de criticidade com o passar do evento. A equipe de monitoramento e alerta segue em monitoramento constante para manter a população do estado de Santa Catarina atualizada.