Nota Hidrológica DCSC – 20/11 – Vertimento da Barragem Oeste em Taió

Elaborado em: 20/11/2023 às 01:30h

Hidrólogos: Dieyson Pelinson e Graciane Vivan Pomatti

No início da madrugada desta segunda-feira (20) se iniciou o vertimento da Barragem Oeste, em Taió. Os volumes de chuva registrados na bacia hidrográfica do rio Itajaí entre a quarta-feira (15) e a sexta-feira (17), que ultrapassaram os 200mm de média no Alto Vale, causaram alagamentos, enxurradas e inundações em diversos municípios da região. Assim, nesta madrugada, o reservatório da Barragem Oeste, em Taió, atingiu os 100%, com cota de 23,30 metros (IBGE 362,30m) por volta das 01:20h e começou a verter. É importante destacar que o vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por equipe técnica.

Ainda durante essa segunda-feira, deve se iniciar a abertura gradual das comportas na Barragem Oeste. Essa operação visa a compensação da vazão que sai da barragem, reduzindo a lâmina d’água que sai pelo vertedor e a altura do reservatório, para que se reduza os problemas causados pela elevação do reservatório na rodovia SC-350, no município de Taió, evitando a interdição total da via. Vale destacar que tal medida não causa aumento da vazão que chega aos municípios abaixo do barramento, pois a medida de compensação troca a vazão que sai pelo vertedor da barragem pela vazão de saída da comporta, ou seja, a mesma vazão que passaria pelo vertedor irá passar pela comporta.

A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações das Defesas Civis dos municípios.