Nota Hidrológica DCSC – 31/10 – Operação das Barragens de Contenção de Cheias do Alto Vale do Itajaí

Elaborado em: 31/10/2023 às 13:00

Hidrólogo: Dieyson Pelinson

Foi realizado o fechamento da segunda comporta da Barragem Norte, em José Boiteux. A Barragem já tinha uma de suas comportas fechadas, e no início da tarde desta terça-feira (31) foi fechada a segunda. Tal medida se dá de forma preventiva, devido a previsão de chuvas volumosas para a região entre a quinta e sexta-feira (03). O nível do Itajaí-Açu em Blumenau estava na cota de 6,10 metros, em situação de alerta para inundações. A manobra irá auxiliar na diminuição dos níveis dos rios abaixo da barragem, antes da chegada das chuvas volumosas previstas, minimizando assim os possíveis impactos de novas enchentes. Nota-se na imagem a diferença no nível do rio a jusante da Barragem Norte, logo após o fechamento da comporta.

 

Figura: Nível do rio a jusante da barragem Norte, (A) antes do fechamento e (B) após o fechamento da segunda comporta. (Fonte: DCSC)

Ainda na manhã desta terça, foi aberta uma comporta da Barragem Oeste, em Taió, permanecendo fechadas as outras seis comportas. A Barragem Oeste voltou a verter na noite da segunda-feira (30), devido às chuvas ocorridas na região ao longo do último final de semana e na tarde da segunda. A abertura da comporta da barragem visa a estabilização da lâmina d’água sobre o vertedor, não representando aumento significativo da vazão saída da barragem. Neste momento, a Barragem Oeste está com uma lâmina de 53 cm sobre o vertedor, com um volume de reservação próximo a 105%. Já a Barragem Sul, em Ituporanga, segue com uma comporta aberta e quatro fechadas, com um volume de reservação de aproximadamente 75%.

Deve-se prosseguir com novas aberturas de comportas assim que os níveis dos rios atingirem cotas seguras para receber os incrementos de vazão, de forma que as manobras não representam riscos de novas inundações. O objetivo é diminuir o volume de ocupação das barragens antes das próximas chuvas, sem comprometer as cidades que são diretamente influenciadas pelas operações.

A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações das Defesas Civis dos Municípios.