Atualização: Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri 01/11

Nota Hidrometeorológica

Defesa Civil de Santa Catarina e EPAGRI/CIRAM

Elaborado em 01/11/2023

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Hidrometeorológica para informar as condições entre os dias 01 e 03 de novembro de 2023.

Entre a tarde e a noite desta quarta-feira (01), a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente no Grande Oeste catarinense.

Entre a quinta (02) e a sexta-feira (03), o processo de formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai provoca temporais e chuva intensa em Santa Catarina. Na quinta-feira (02), a chuva intensa e os temporais ocorrem no Grande Oeste e em áreas de divisa com o RS e no decorrer da madrugada e manhã de sexta-feira (03) se espalham para as demais regiões do estado. No período, são esperados acumulados de 80 a 110 mm no Grande Oeste e Planalto Sul e de 60 a 90 mm no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Já no Baixo e Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, os acumulados variam de 50 a 80 mm. Em todas as regiões, podem ser observados pontuais acima dos valores previstos. Há risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Entre a sexta-feira (03) e o sábado (04), os ventos se intensificam em todo o estado, com rajadas entre 50 e 80 km/h principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul e litoral, podendo superar os 100 km/h na serra. No final de semana, o afastamento do ciclone extratropical provoca agitação marítima e traz risco para ressaca entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. A direção das ondas predomina de quadrante sul, com altura média de 2,5 a 3 m, com picos de até 4 m.

No final da tarde de sexta-feira (03), um sistema de alta pressão atmosférica avança sobre o estado, deixando o tempo firme em Santa Catarina. Esta condição de estabilidade permanece até a metade da próxima semana.

SITUAÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA

A diminuição das chuvas nos últimos dias, fizeram com que os rios catarinenses baixassem seus níveis ao longo da terça (31) e manhã desta quarta (01) na maior parte do estado, porém ainda em níveis de alerta e emergência  para inundação nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí, Canoas, Negro, Canoinhas e Timbó.

Devido a previsão de chuvas intensas entre essa quinta e sexta-feira (3), a tendência é que os níveis voltem a subir, trazendo risco MUITO ALTO para ocorrências de enxurradas, alagamentos e inundações nas bacias hidrográficas das regiões do Planalto Sul, Grande Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Já nas bacias das regiões da Grande Florianópolis e Litoral Sul o risco é ALTO para ocorrências de enxurradas e alagamentos, podendo ocorrer extravasamentos em rios menores, como riachos e ribeirões.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina.

Fonte: DCSC

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina