Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri 15/11

Nota Hidrometeorológica

Defesa Civil de Santa Catarina e EPAGRI/CIRAM

Elaborado em 15/11/2023

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Hidrometeorológica para informar as condições entre os dias 15 e 18 de novembro de 2023.

A semana será marcada por instabilidade em Santa Catarina, com chuva intensa e temporais frequentes, associadas a áreas de baixa pressão, atuação do Jato de Baixos Níveis (JBN) (responsável pelo transporte de umidade da região Amazônica para o Sul do Brasil) e também a passagem de um sistema frontal.

No período, são esperados acumulados de chuva entre 200 a 250 mm no Planalto Sul e Litoral Sul principalmente. No Grande Oeste, região da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí, os volumes de chuva variam entre 150 a 200 mm. Nas outras regiões do estado, oscilam entre 60 a 120 mm com pontuais acima que podem ocorrer em todas as regiões, especialmente nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul.

Vale ressaltar que o período mais chuvoso deve ocorrer entre a sexta-feira dia 17 e o sábado dia 18. Há risco alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Entre domingo (19) e a próxima terça-feira (21) a tendência é de melhoria das condições de tempo, sem grandes volumes de chuva e presença de sol.

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

A semana segue marcada por chuva intensa e temporais em todo estado de Santa Catarina. Ao longo do final de semana, são esperados volumes de chuva que elevam os rios em praticamente todas as bacias do estado, principalmente entre a sexta (17) e sábado (18), com possibilidade de ocorrência de alagamentos, enxurradas e de inundações graduais, sobretudo nas bacias que compõem as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, onde o risco é MUITO ALTO. Já nas regiões das bacias hidrográficas do Planalto Norte e Litoral Norte o risco é ALTO para alagamentos, enxurradas e inundações graduais.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

A seguir é apresentada a situação atual das Barragens e os níveis nos municípios em monitoramento:

Previsão atualizada dos níveis dos rios nos municípios de acordo com os modelos hidrológicos nesta quarta (15)

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina