Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri 17/11

Nota Hidrometeorológica

Defesa Civil de Santa Catarina e EPAGRI/CIRAM

Elaborado em 17/11/2023

 

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Hidrometeorológica para informar as condições entre os dias 17 e 18 de novembro de 2023. 

A instabilidade se mantém em Santa Catarina, com chuva intensa e temporais, que retornam ao estado no final do dia, associados ao Jato de Baixos Níveis (JBN) (responsável pelo transporte de umidade da região Amazônica para o Sul do Brasil) e também a formação e passagem de uma frente fria.

No período, são esperados acumulados de chuva entre 80 -110 mm no Planalto Sul, 110 – 140 mm no Litoral Sul, 100 – 150 mm  no Alto Vale, Grande Oeste e Grande Florianópolis e de 20 – 40 mm no Planalto Norte, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí.  Todas as regiões, especialmente as áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, podem registrar volumes pontualmente maiores associados aos temporais.

Entre domingo (19) e a próxima terça-feira (21) a tendência é de melhoria das condições de tempo, sem grandes volumes de chuva e presença de sol.

 

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

Ao longo da quinta-feira (16) e madrugada desta sexta-feira (17) foram registrados volumes de chuva significativos, principalmente nas bacias hidrográficas das regiões do Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Grande Oeste na divisa com o Rio Grande do Sul. Nessas regiões, muitos municípios atingiram níveis de emergência e registraram diversas ocorrências como alagamentos, enxurradas e inundações graduais. Os níveis nessas regiões seguem em elevação, com subida expressiva nos municípios de Agrolândia, Trombudo Central e Pouso Redondo, região do Alto Vale do Itajaí.

Entre a sexta (17) e o domingo (19) o risco para alagamentos, enxurradas e inundações continua MUITO ALTO nas bacias hidrográficas nas regiões do Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Grande Oeste, sobretudo Bacia do Rio do Peixe, Rio Uruguai e Rio Itajaí-Açu, já nas bacias da região do Litoral Sul, Oeste e Extremo-Oeste o risco é ALTO e nas bacias das regiões do Litoral Norte e Planalto Norte o risco é BAIXO.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina. Fonte: DCSC

Segue a previsão de níveis de acordo com o modelo hidrológico nesta quinta-feira (17):

 

 É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

 

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

 EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina