Nota Meteorológica DC/SC 06/11 – Formação de um tornado no município de Cunha Porã

Elaborado em: 06/11/2023 – N° 062/2023

Meteorologistas: Francine Sacco / Fernando Rafael

Meteorologista chefe: Felipe Raphael Theodorovitz Mendoza

Entre a noite de quinta (02) e a sexta-feira (03/11/2023), uma frente fria avançou pelo Sul do Brasil associada a um sistema de baixa pressão (Figura 1), atingindo Santa Catarina, sobretudo na madrugada da sexta-feira (03). Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e granizo no Extremo Oeste e Oeste catarinense, com  destaque para a ocorrência de um tornado na região de Cunha Porã.

Figura 1: Carta sinótica de superfície das 00Z, referente às 21:00 local do dia 03/11/2023.
Fonte: Marinha do Brasil.

Nas imagens do Radar Meteorológico de Chapecó, mostradas na Figura 2, são observados núcleos intensos de temporais entre as 03h12 e 03h18 horário local, nos campos de refletividade (Figura 2a) e vento estimado (Figura 2c) nas proximidades de Cunha Porã. Nesta região, observa-se uma grande tempestade que adquiriu características supercelulares sobre o município, sendo uma tempestade severa. O produto SWI (Severe Weather Indicator) (Figura 2b) apontou características de mesociclone e uma região de BWER (Bounded Weak Echo Region), isto é, assinatura do radar associada a intenso movimento ascendente, comumente encontradas em tempestades severas. Além disso, nas imagens da velocidade de vento estimada, destaca-se uma região de intenso contraste de velocidades positivas e negativas, sendo este um indicativo de células tornádicas. O campo de DPSRI do radar meteorológico (Figura 2d) mostra que a tempestade estava inserida em uma grande área com chuva intensa.

Figura 2: Imagens do Radar Meteorológico de Chapecó às 03h12 e 03h18 hora local nos campos de (a) CAPPI (dBZ), (b) Índice SWI, (c) CAPPI V e (d) DPSRI (dBR).

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Na imagem do satélite GOES-16 (Figura 3) a seguir, é possível verificar a presença de um núcleo de instabilidade associado a tempo severo nas proximidades do município de Cunha Porã. Por volta das 03h00 (horário local), no canal infravermelho realçado, observa-se uma área de nebulosidade com baixas temperaturas de brilho (indicada pela tonalidade rosa), o que indica um significativo desenvolvimento vertical, isto é, uma célula convectiva com potencial para geração de tempestades.

Figura 3. Imagens do satélite GOES-16 com destaque ao núcleo de tempestade que originou o tornado no Oeste às 03h00 horário Local.

Fonte: CPTEC/INPE.

A Figura 4, mostra imagens do local atingido, com árvores caídas e quebradas e plantações inclinadas, indicando incidência de vento muito intenso próximo ao solo e em altitude.

Com base nos registros dos danos, enviados para a Defesa Civil de SC pelo Coordenador Regional, das imagens de radar e satélite analisadas do dia 03 de novembro de 2023 é possível afirmar a ocorrência de tempestades severas no Oeste do estado de Santa Catarina, com elevados volumes de precipitação. Ainda, a ocorrência de um tornado no município de Cunha Porã na madrugada do referido dia.