NOTA METEOROLÓGICA DC/SC 29/11 – Previsão Climática para o trimestre Dezembro 2023, Janeiro e Fevereiro de 2024

Elaborado em: 29/11/2023

Meteorologista: Elen Pelissaro

CLIMATOLOGIA

No decorrer do próximo mês, o verão inicia no Hemisfério Sul. Em Santa Catarina, esta estação é marcada pelas temperaturas altas, pancadas de chuva, temporais isolados e pela circulação marítima no litoral. O principal mecanismo responsável pelas chuvas no verão é a combinação de calor e umidade, que dá origem a pancadas de chuva isoladas entre as tarde e noites, que também se dão na forma de temporais e até de Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) quando combinadas a outras instabilidades atmosféricas. Nas regiões litorâneas, as chuvas também ocorrem devido à circulação marítima, que quando combinada a áreas de baixa pressão provoca episódios de chuva persistente e volumosa.

No verão, a precipitação média mensal fica entre 130 e 200 mm do Extremo Oeste aos planaltos e varia de 200 a 330 mm no litoral e Vale do Itajaí. Com relação às temperaturas, os dias passam a apresentar sensações térmicas elevadas já durante as manhãs. Ondas de calor com duração de vários dias podem ser observadas, geralmente associadas a baixos valores de umidade relativa do ar.

PREVISÃO

No verão de 2023/2024, o fenômeno El Niño seguirá ativo e com intensidade forte, mas sua influência na precipitação da Região Sul do Brasil passa a ser mais sutil do que na primavera. Assim, ao longo de dezembro, ainda são esperadas chuvas acima da média, mas em janeiro e fevereiro o padrão de precipitação em Santa Catarina volta a tender para a normalidade. Em termos de temperatura, a previsão indica que ficarão acima da média em todo o estado durante o trimestre. Além do aquecimento em escala global que vêm sendo sentido ano após ano, o El Niño também contribui para que as temperaturas fiquem acima do normal na Região Sul.

IMPACTOS

Para os dias mais quentes, a Defesa Civil recomenda manter os ambientes com temperaturas agradáveis, especialmente naqueles com pessoas idosas e enfermos, minimizar exposições diretas ao sol e exercícios físicos nos horários de pico de calor e hidratar-se regularmente.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS. #JUNTOS HÁ 50 ANOS.