NOTA METEOROLÓGICA – PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O TRIMESTRE MARÇO, ABRIL E MAIO/21

A previsão climática indica um período mais seco para o próximo trimestre em relação aos meses anteriores, assim, a precipitação esperada é de volume dentro a abaixo da média.

No mês de março a chuva é melhor distribuída, com características de verão. Nas áreas litorâneas devem ser observada chuva dentro da média. Já nas demais regiões os acumulados tendem a ficar entre a média e abaixo, com maiores períodos sem precipitação.

No dia 20 de março inicia o Outono, um período de transição. A estação deve ser marcada por chuva mal distribuída. As temperaturas médias começam a cair, mas ainda são observados períodos mais quentes, que intercalam com as primeiras massas intensas de ar frio do ano.

No mês de março, em relação à climatologia de chuvas em Santa Catarina, a precipitação total é mais alta na faixa leste do estado, com volumes entre 150 e 200 mm em média e pontuais de 250 à 300 mm no Litoral Norte. Nas demais regiões, os valores médios variam de 100 à 150 mm.

Em relação às temperaturas, a previsão é que sejam dentro da média até o final do verão. Ao longo do Outono, devem ser observadas temperaturas entre a média e abaixo, devido ao avanço de frentes frias e a atuação de massas de ar seco, favorecendo dias com grande amplitude térmica, eventos de frio precoce e ocorrência de geada.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial se manteve com valores abaixo da média nos meses anteriores. Para os próximos meses, segundo o Instituto Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), a tendencia é de enfraquecimento do fenômeno La Niña no decorrer dos meses de Outono.