Nota Meteorológica SDC SC 25/02 – Chuva intensa e volumosa no norte de Santa Catarina entre a noite do sábado (24) e a manhã do domingo (25)

Elaborado em: 25/02/2024 – N°019/2024

Meteorologista: Nicolle Reis

Entre o final da tarde do sábado (24/02) e a madrugada do domingo (25) a circulação marítima, reforçada por instabilidades em diversos níveis da atmosfera, favoreceu o desenvolvimento de um intenso núcleo de instabilidade entre as regiões do Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e de parte do Planalto Norte. Esta instabilidade foi responsável por provocar chuva intensa e volumosa no nordeste catarinense. A cidade de Araquari foi a mais afetada, com acumulados de 181 mm em apenas 3 horas, seguida por Joinville, onde os acumulados somaram 98 mm no mesmo período de tempo.

Ainda na Figura 1, o produto PAC do radar de  Lontras fornece a estimativa do volume de chuva precipitado em 6 horas (entre as 18h33 e as 23h33), resultando em valores acima de 100 mm e 150 mm (áreas em vermelho e rosa, respectivamente) entre os municípios de Araquari, Joinville e Massaranduba, corroborando com os acumulados registrados. No início da madrugada do domingo (25) a chuva ainda persistiu, mas perdeu força gradualmente até o início da manhã. Com isso, os acumulados totais atingiram 207 mm em Araquari e 143 mm em Joinville (Figura 2).

Figura 1. Imagem do Produto PAC (6h) do radar de Lontras às 23:33 (hora local). Fonte: Secretaria da Defesa Civil de SC.

Figura 2. Acumulados de chuva registrados até o início da manhã do domingo (25). Fonte: Secretaria da Defesa Civil de SC.

Em decorrência das chuvas, foram registrados diversos pontos de alagamento em Araquari e Joinville, além de um deslizamento de barranco no município de Schroeder, afetando a família que reside no local (Figura 3).

A previsão ainda indica volumes de chuva significativos para estas regiões ao longo do domingo (25), com os maiores acumulados concentrados no Litoral Norte, onde variam de 30 a 50 mm, podendo ser ultrapassados pontualmente. Tendo em vista os volume precipitados no último dia e os volumes ainda previstos, a Defesa Civil reitera o risco alto para deslizamentos e a necessidade de acompanhar as atualizações dos Avisos e Alertas emitidos.

Figura 3. Deslizamento de barranco no município de Schroeder. Fonte: Coordenador Regional da Defesa Civil de SC.