Nota Meteorológica SDC SC 29/02 – Previsão Climática para o trimestre Março, Abril e Maio de 2024

Elaborado em: 29/02/2024 – N° 020/2024

Meteorologistas: Nicolle Reis e Caio Guerra

CLIMATOLOGIA

No trimestre março, abril e maio, quando termina o período de verão e inicia o outono, as chuvas diminuem em boa parte de Santa Catarina se comparado aos meses anteriores. O mês de março ainda é chuvoso nas áreas litorâneas, entretanto, os volumes esperados são menores em relação ao oservado nos meses anteriores, em especial nos planaltos, devido ao enfraquecimento da circulação marítima, que já não consegue penetrar nas áreas mais centrais do estado. No litoral são esperados volumes entre 150 e 200 mm ao longo do mês, assim como na região Oeste. Já nos planaltos e Meio-Oeste os acumulados marcam entre 100 e 150 mm em média. Em abril, já no outono, a chuva diminui ainda mais, com valore em torno de 100 mm na maioria das regiões. Em maio, com a proximidade do inverno, as frentes frias se tornam mais frequentes e os volumes de chuva voltam a aumentar no Grande Oeste, Planlto Sul e Litoral Sul, ficando entre 125 e 200 m, mas não passam dos 100 mm no restante do estado.

PREVISÃO

No próximo trimestre, o fenômeno El Niño perde força gradualmente e caminha para a neutralidade (Figura 1), quando não exercerá mais influência nos regimes de chuva e temperatura no estado. Apesar disso, a atmosfera demora para responder ao enfraquecimento do fenômeno, ou seja, a transição ocorre de maneira lenta e gradual, assim ainda são esperadas chuvas acima da média no próximo trimestre, principalmente em março e abril.

Figura 1: Previsão probabilística indicando a transição do El Niño para a netutralidade no trimestre Abril-Maio-Junho. Fonte: IRI (Instituto Internacional de Pesquisas Climáticas).

Em março e abril, quando inicia o outono, os temporais de verão dão espaço a sistemas meteorológicos que trazem chuvas mais regulares e abrangentes, como as frentes frias. Apesar da redução das chuvas, esperada pela climatologia destes meses, os modelos indicam volumes de chuva acima da média no estado, tanto em março, quanto em abril.

Já para o mês de Maio existe bastante incerteza dos modelos, a depender do ritmo de enfraquecimento do El Niño, que pode favorecer ou não as chuvas, portanto, é necessário acompanhar as atualizações para melhor definir as condições neste período.

Para todo o trimestre, as temperaturas devem ficar dentro da média, com possibilidade de dias consecutivos mais quentes (conhecidos popularmente como veranicos).

RECOMENDAÇÕES

Em caso de temporais, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água.

Em alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Fique atento a rachadura em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.

Para os dias mais quentes, a Defesa Civil recomenda manter os ambientes com temperaturas agradáveis, especialmente naqueles com pessoas idosas e enfermos, minimizar exposições diretas ao sol e exercícios físicos nos horários de pico de calor e hidratar-se regularmente.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.