Plano de Contingência da Educação para a Retomada das Aulas Presenciais em Santa Catarina

O Governo do Estado finalizou o Plano de Contingência Estadual para Educação (Plancon Edu Estadual) com o objetivo de preparar as instituições de ensino para o retorno as aulas presenciais em Santa Catarina em função da Pandemia da Covid 19. O documento é composto por oito diretrizes de ações operacionais e foi construído em conjunto pelo Comitê Técnico Científico da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) e pelo Comitê Estratégico de Retorno as Aulas da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
O Plano estipula diretrizes sanitárias, pedagógicas, transporte, alimentação, gestão de pessoas, informação e comunicação. Da mesma forma descreve metodologias para o treinamento, capacitação e finanças.
Para facilitar o processo de elaboração do Plano de Contingência Escolar, o Comitê Técnico Científico da Defesa Civil de Santa Catarina criou um modelo padrão pré elaborado, chamado Plancon Edu Escolas, um Caderno de Apoio com perguntas e respostas que subsidiam a elaboração do Plano, e um Tutorial de Metodologias Ativas para Contextos Extremos a fim de auxiliar os professores em suas atividades pedagógicas.

Ação integrada

O processo de elaboração do Plano considera as particularidades e especificidades de cada região e municípios, uma vez que se deve atentar para as características de instituições localizadas em áreas rurais, indígenas e com foco no atendimento, para portadores de necessidades especiais. O trabalho foi subsidiado por representantes de diversas organizações e órgãos como a Saúde, Educação, de Proteção e Defesa Civil, FECAM, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME), Ministério Público, dentre outras.

Através do Comitê Técnico e Científico da Defesa Civil participaram da ação técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade do Minho de Portugal (UMinho), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Associação Brasileira de Pesquisadores em Risco e Redução de Desastres, Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Universidade do Vale do Rio Itajaí (Univali), além de diversos pesquisadores interessados.

Links para os documentos do Plano Estadual de Contingência para o Retorno das Aulas.

Plancon edu: http://bit.ly/plancon-edu
Caderno de Apoio: http://bit.ly/caderno_apoio
Tutorial de Metodologias: http://bit.ly/tutorial_metodologia

Diretrizes.

Comunicação e Informação: http://bit.ly/comunicacao-informacao
Capacitção e Treinamento: http://bit.ly/capcaitacao_treinamento
Finanças: http://bit.ly/diretrizes_financas
Medidas Sanitárias: http://bit.ly/medidas_sanitarias
Diretrizes Pedagógicas: http://bit.ly/diretrizes_pedagogicas
Diretrizes Alimentação: http://bit.ly/diretrizes_alimentacao
Diretrizes Transporte: http://bit.ly/diretrizes_transporte
Diretrizes Gestão: http://bit.ly/diretrizes_gestao

QR Code