Retrospectiva meteorológica DC/SC 04/2023 – Abril teve os primeiros registros de precipitação invernal de 2023 em Santa Catarina

O mês de Abril de 2023 foi marcado pela baixa ocorrência de temporais em Santa Catarina, por episódios de geadas frequentes e pelas primeiras ocorrências de precipitação invernal em Santa Catarina. A passagem de frentes frias pelo estado resultou em grande parte das ocorrências, e a influência da incursão de massas de ar frio trouxe períodos de tempo estável, com episódios de frio intenso e precipitações invernais na Serra catarinense. No início do mês, as instabilidades intensificaram por conta da atuação de de um ciclone bomba que provocou chuvas, ventos intensos, mar agitado e ressaca. 

Ao longo do sábado (01) e do domingo (02), um ciclone extratropical localizado entre a costa do RS e de SC se deslocou em direção ao alto mar e adquiriu características de “ciclone bomba”, sendo responsável por provocar ventos com intensidade moderada a forte no litoral catarinense, além de causar ressaca, alagamentos e erosão costeira em diversos pontos. Na costa de SC, as ondas chegaram a até 3,5 metros e as rajadas mais intensas de vento foram registradas em Balneário Arroio do Silva e Laguna, onde chegaram a 79 e 86 km/h, respectivamente. Em alto mar, as rajadas podem ter ultrapassado os 130 km/h com ondas de até 8 metros. Na Figura 01, pode-se ver o ciclone bomba próximo à costa catarinense.

Figura 01 – Imagem do ciclone bomba próxima à costa do litoral catarinense entre os dias 01 e 02 de abril de 2023, imagem do satélite GOES-16, canal infravermelho realçado. Fonte: CPTEC/INPE. Adaptado por: Defesa Civil de Santa Catarina.

 

Entre os dias 06 e 08/04/2023, a atuação de um sistema de baixa pressão com a presença do calor e da umidade vinda do oceano ocasionou temporais acompanhados de raios, rajadas de vento intensas, eventual queda de granizo e de alagamentos pontuais. Já no período entre os dias 09 e 13/04/2023, um sistema de alta pressão manteve o tempo estável firme, com predomínio de sol na maior parte do tempo em todas as regiões catarinenses e com ocorrência de chuva fraca e isolada de circulação no litoral e em áreas próximas.

Entre os dias 14 e 15/04/2023, uma frente fria provocou temporais pelo estado e na sua retaguarda um sistema de alta pressão derrubou as temperaturas, causando o primeiro episódio de frio intenso em 2023 em SC no dia 17/04. Na noite do dia 19/04, houve registro de chuva congelada e chuva congelante em municípios da Serra catarinense.

Figura 02 – Precipitação invernal que ocorreu no dia 19/04/2023 em municípios da Serra catarinense (primeiras duas imagens) e geada ampla em São Joaquim no amanhecer do dia 19/04/2023 (terceira imagem) Fonte: Santa Catarina em Fotos. Adaptado por : Defesa Civil de Santa Catarina.

 

Entre os dias 25 e 26/04/2023 a passagem de outra frente fria pelo estado ocasionou temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e alagamentos pontuais. Finalizando o mês de abril, entre os dias 27 e 30/04/2023 outra massa de ar frio e seco manteve o tempo estável e ensolarado em Santa Catarina, com temperaturas abaixo de zero graus e ocorrência de geada nos amanheceres pelo estado.

Na Figura 03 são apresentados os acumulados totais de precipitação no mês de abril de 2023, que variaram entre 150 a 200 mm no Litoral Norte e em parte do Baixo e Médio Vale do Itajaí, do Planalto Norte e do Meio-Oeste. Nas áreas entre o Planalto Sul, o Litoral Sul e ao sul do Alto Vale e oeste da Grande Florianópolis, os volumes oscilaram entre 50 e 100 mm, já nas demais áreas os acumulados mensais ficaram entre 100 e 150 mm.

Figura 03 – Distribuição espacial da precipitação em abril de 2023 em Santa Catarina. Dados:  Epagri/Ciram, ANA e INMET. Arte: Defesa Civil de Santa Catarina.

 

Analisando o mapa de anomalia de precipitação (Figura 04), observa-se que o mês de abril de 2023 teve, no geral, precipitação abaixo a pouco acima da média no estado. Nas regiões do Oeste, do Planalto Sul e em parte do Meio-Oeste, da Grande Florianópolis e do Alto Vale do Itajaí, os acumulados ficaram até 40 mm abaixo da média esperada para o mês. No restante do estado, a precipitação ficou dentro a 80 mm acima da média climatológica de abril (120 mm acima da média em uma pequena área do Litoral Norte). 

Figura 04 – Distribuição espacial das anomalias de precipitação em abril de 2023 em Santa Catarina. Dados:  Epagri/Ciram, ANA e INMET. Arte: Defesa Civil de Santa Catarina.

 

Elaborado por: Meteorologista Ana Luiza Dors Wilke.