Retrospectiva meteorológica DC/SC: 06/2023 – Junho com chuvas próximas à média histórica e poucas ocorrências

 Junho apresentou chuva melhor distribuída e mais volumosa pelo estado que o mês anterior. Apesar disso, assim como em Maio, foram poucas as ocorrências associadas a temporais. O início e o final do mês, por exemplo, foram marcados por períodos de dias consecutivos de tempo firme. No início do mês, as amplitudes térmicas ainda se faziam presentes com temperaturas menores nas noites e madrugadas seguidas por tardes mais amenas. No decorrer do mês, entretanto, as incursões de ar frio mais intensas favoreceram a diminuição ainda maior das temperaturas, com a ocorrência de episódios de geada em algumas regiões. 

Com relação à precipitação, os maiores volumes de chuva foram registrados no extremo sul do Litoral Sul e no Litoral Norte, com acumulados que superaram os 200/250 mm (Figura 1), o que representou desvios médios de +40 a +120 mm mm em relação à média histórica (Figura 2). No Extremo Oeste, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, os volumes variaram de 150 a 250 mm. Nas demais regiões, os acumulados ficaram entre 50 a 150 mm (Figura 1). Nessas regiões, as anomalias variaram entre ligeiramente acima a ligeiramente abaixo da média histórica (Figura 2).

Figura 1. Distribuição espacial da chuva acumulada em junho de 2023, em Santa Catarina.
Dados:  Epagri/Ciram, ANA e INMET. Arte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Figura 2. Distribuição espacial da anomalia de chuva em junho de 2023,  em Santa Catarina. 

Dados:  Epagri/Ciram, ANA e INMET. Arte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Apesar dos volumes acima da média histórica, o Litoral Norte enfrentou períodos entre 15 a 20 dias sem chuva no mês de Junho (Figura 3). Esse comportamento também foi encontrado em outras regiões do estado, onde os acumulados ficaram próximo à média histórica, por exemplo, o que indica que os episódios de chuva que ocorreram se intercalaram com períodos prolongados de tempo seco.

Figura 3. Distribuição espacial do número de dias sem chuva no mês de junho de 2023.
Dados:  Epagri/Ciram, ANA e INMET. Arte: Defesa Civil de Santa Catarina.

 

Elaborado por: Meteorologista Fernando Rafael