Retrospectiva meteorológica DC/SC: 08/2023 – Agosto com chuva abaixo da média.

Os meses de agosto, climatologicamente, tem um dos menores acumulados de chuva de todo o ano, e em 2023 não foi diferente. A chuva observada no mês de agosto deste ano se concentrou em apenas dois períodos: entre os dias 08 e 12 e entre os dias 18 e 20. Nestes dias, foram observados episódios de tempo severo. A figura 1 abaixo mostra danos provocados pelas rajadas de vento e granizo observados entre os dias 08 e 12, que atingiram diversos pontos do município, desde o Grande Oeste ao norte de SC.

Figura 1: Ocorrências registradas em Joinville, Rio das Antas, São Bernardino, Xaxim e Novo Horizonte, entre os dias 08 e 12 de Agosto de 2023. Fonte: DCSC.

Em um segundo período, entre os dias 18 e 19, também foram observados danos em SC. Na figura 2 são apresentados os danos no parque de exposições da Expoville, em Joinville, resultado de uma frente de rajada, associada às tempestades severas. A cidade de Urubici também foi afetada por intensos vendavais e granizo.

Figura 2: Imagens de ocorrências registradas em Joinville, associada aos temporais que ocorreram na noite do dia 18/08/23.

Apesar da intensidade destes eventos e dos danos observados, quando se avalia o mês de Agosto, estes foram eventos pontuais. A figura 3 mostra que a chuva na maior parte do estado ficou abaixo dos 100 mm. Apenas em regiões do Grande Oeste, assim como pontuais nas áreas litorâneas, registraram entre 100 e 150 mm.

Figura 3. Distribuição espacial da chuva acumulada em Agosto de 2023, em Santa Catarina.
Dados:  Epagri/Ciram, ANA e INMET. Arte: Defesa Civil de Santa Catarina.

As anomalias mostram que estes valores são baixos para o mês de Agosto, que já é considerado um mês seco na região. Na figura 4, vemos que a maior parte do estado apresentou chuva dentro da normalidade ou ligeiramente abaixo da média. A região com o maior déficit foi o Extremo Sul, com acumulados entre 40 a 80 mm abaixo do normal.

Figura 4. Distribuição espacial da anomalia de chuva em Agosto de 2023, em Santa Catarina.
Dados:  Epagri/Ciram, ANA e INMET. Arte: Defesa Civil de Santa Catarina.

O mapa do número de dias sem chuva (Figura 5) mostra que na maior parte de Santa Catarina, foram entre 20 a 25 dias sem chuva, indicando um mês majoritariamente seco. Na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí foram de 15 a 20 dias sem chuva. Apesar de ter verificado mais dias com precipitação, estas chuvas não resultaram em grandes volumes de chuva, mantendo a precipitação dentro da normalidade.

Figura 5. Distribuição espacial do número de dias sem chuva no mês de Agosto de 2023.

Elaborado por: Meteorologista Caio Guerra