Retrospectiva meteorológica DC/SC: 12/2023 – Dezembro com calor intenso e temporais típicos de verão pelo estado

Dezembro é o mês em que se inicia o verão e o mês costuma apresentar temperaturas elevadas, além de uma mudança nos padrões de chuva mais abrangentes da primavera para os temporais de verão, favorecidos pelo calor e disponibilidade de umidade. Em 2023 não foi diferente, e o mês foi marcado por chuvas irregulares e temperaturas elevadas. Dezembro já começou com calor intenso no estado e logo no dia 01 diversas cidades do Grande Oeste e norte catarinense registraram temperaturas acima dos 35°C, como Itapiranga, Caibi e Porto União, onde as máximas ficaram entre 36 e 37°C. 

Ainda no início do mês, entre os dias 02 e 04 de dezembro, o processo de formação de uma frente fria favoreceu temporais com chuva intensa em Santa Catarina, quando cidades do Meio-Oeste registraram acumulados expressivos em curto período de tempo. Rio das Antas, por exemplo, registrou 105 mm de chuva somente no dia 04. Já em Praia Grande, no Litoral Sul, houve registro de diversos danos associados a uma intensa célula de tempestade. O temporal atingiu a cidade por volta das 18h00 (horário local), provocando destelhamentos em casas e galpões e quebra de galhos e árvores (conforme Figura 1).

Figura 01: Galpão parcialmente destelhado (imagem da esquerda) e quebra de galhos (imagem da direita).

 

Em meados de dezembro, no dia 16, novas instabilidades atmosféricas favoreceram a formação de tempestades no Meio-Oeste catarinense. Nas comunidades de Linha Floresta em Alto Bela Vista e de Linha Serra Alta em Seara o intenso temporal provocou uma frente de rajada (conhecido popularmente como vendaval) gerando destelhamentos e destruição em casas e galpões, além da quebra de galhos e árvores.

 

Figura 02: Imagem dos estragos provocados pelo vento em Seara – SC na tarde do sábado 16/12/2023. Fonte: Defesa Civil de SC.

 

  O mês terminou com a passagem de uma frente fria no dia 29, que trouxe novos temporais para o Grande Oeste catarinense. Apesar de não haver registro de acumulados de chuva expressivos, as rajadas de vento foram bastante intensas, ultrapassando os 70 km/h em diversas cidades (Figura 03). Em Joaçaba, no final da manhã, a rajada mais intensa chegou aos 107 km/h de acordo com a estação meteorológica da EPAGRI/CIRAM. Antes da passagem da frente fria o calor predominou e as máximas chegaram aos 40°C em Schroeder e Joinville.

 

 

Figura 03: Maiores rajadas de vento registradas em Santa Catarina entre a manhã e a tarde do dia 29/12. Fonte: EPAGRI/CIRAM.