OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 05.06.2016

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Semana com temperatura abaixo de zero e geada em SC !

Segunda-feira (06/06): Pequena chance de neve entre a madrugada e manhã, nas áreas mais altas do Planalto Sul.

Entre terça e sábado (07 a 11/06): Temperatura declina ainda mais a partir de terça-feira no final do dia. Mínimas abaixo de zero, favorecendo a formação de geada, generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões. As temperaturas não sobem muito durante o dia, com baixa amplitude térmica.

Massa de ar polar avança para o Sul do Brasil entre a tarde e noite de segunda-feira (06/06). Nova massa de ar polar declina as temperaturas ainda mais na quinta-feira (09/06).

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

OBSERVAÇÃO e PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana gelada, com frio típico de inverno em SC !

Condição de neve e geada

Domingo (05/06)

Tempo: céu encoberto em SC. Condições de chuva entre a tarde e noite no norte do Estado e Grande Florianópolis, especialmente para as áreas próximas ao PR.

Temperatura: baixa em todas as regiões, especialmente do Oeste ao Sul, com pequena variação durante o dia.

Vento: nordeste no norte de SC, sudoeste/sul nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio (alta pressão) com centro na Argentina, avançando lentamente para o Sul do Brasil; jato subtropical (ventos fortes em altitude) no Sul do Brasil.

Segunda-feira (06/06) – OBSERVAÇÃO PARA DECLÍNIO ACENTUADO NA TEMPERATURA

Tempo: no Litoral Norte, chuva em boa parte do dia. No Planalto Norte, Planalto Sul, Alto Vale e Grande Florianópolis, chuva na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões, predomínio de nuvens. Na maior parte do Estado, chances de aberturas de sol no decorrer do dia.

Temperatura: baixa e declinando ainda mais entre a tarde e noite. Pequena chance de neve entre a madrugada e manhã, nas áreas mais altas do Planalto Sul.

Vento: sudoeste a sul, com intensidade moderada e rajadas, mais intensas no litoral.

Sistema: massa de ar frio (alta pressão) com centro no norte da Argentina avança para Santa Catarina; jato subtropical (ventos fortes em altitude) no Sul do Brasil.

Terça, quarta e quinta-feira (07 a 09/06) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPERATURA BAIXA E GEADA

Tempo: o sol aparece em todas as regiões com alguns períodos de maior nebulosidade. Condição de nevoeiros na madrugada e amanhecer.

Temperatura: muito baixa em todas as regiões, declinando na terça e, especialmente, na quinta-feira. Mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas do Estado. Condição de geada, generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões.

Vento: sudoeste, com intensidade moderada e rajadas mais fortes, especialmente no litoral.

TENDÊNCIA de 10 a 19 de junho de 2016

A maior parte do período será marcada por tempo seco com predomínio de sol em SC. As temperaturas permanecem baixas, especialmente entre os dias 11 e 14 de junho, quando nova massa de ar frio avança para o Sul do Brasil, favorecendo um declínio acentuado na temperatura e condição de geada em SC.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta