OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 13.12.2016

 

OBSERVAÇÃO 13/12/2016 – 23h56min: Na próxima hora, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis.(Epagri/Ciram) 

 ATENÇÃO 13/12/2016 – 22h57min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Litoral Norte de SC.(Epagri/Ciram) 

AVISO METEOROLÓGICO – 13/12/2016 19h30min (EPAGRI/CIRAM) – A noite desta terça-feira será marcada pelo forte calor, umidade alta e pelo risco de pancadas de chuva com raios de intensidade moderada a forte. Além de rajadas fortes de vento associados à temporais localizados. Situação típica para queda de granizo!

      ———————————————————————————————— 

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

MAR AGITADO – RISCO DE ALAGAMENTOS COSTEIROS 

Hoje à noite (13/12) até dia (16/12), as condições para navegação de pequenas e médias embarcações, e atividades de pesca ficam desfavoráveis no Litoral de SC, devido ao vento do quadrante sul moderado a forte com rajadas e ondas altas com picos de 2,5 a 3,5 m, especialmente no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Essa condição associada à maré astronômica de sizígia (Lua cheia) pode ocasionar alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros. Recomenda-se especial atenção para os horários da Tabela abaixo.

13.12.2016 Pico de Maré

     ————————————————————————————————

ATENÇÃO

 ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Terça-feira (13/12) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE GRANIZO ISOLADO 

Tempo: sol e calor em SC, com mais nuvens, pancadas isoladas de chuva e descarga elétrica na tarde e noite, associadas à passagem de uma frente fria pelo oceano próximo ao litoral de SC. Há risco de granizo isolado especialmente no Meio Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte.  

Temperatura: elevada em todas as regiões. 

Vento: noroeste passando para sudoeste, fraco a moderado com rajadas.  

Sistema: massa de ar quente na maior parte do dia e deslocamento de uma frente fria pelo oceano em frente ao litoral de SC.

     ————————————————————————————————

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

 

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

     ————————————————————————————————

 

Quarta-feira (14/12) – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: variação de nuvens em SC, com chuva fraca no início e fim do dia no Litoral. 

Temperatura: amena em todas as regiões, especialmente na madrugada e amanhecer. 

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado. 

Sistema: sistema de alta pressão avançando pelo Uruguai e Sul do Brasil. 

    ————————————————————————————————

 

 Quinta-feira (15/12) – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: sol com algumas nuvens em SC, com pancadas isoladas de chuva no Litoral Sul e grande Florianópolis.  

Temperatura: amena em todas as regiões, com mais elevação no Oeste e Meio Oeste. 

Vento: sudeste, com variações de nordeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de leste nas demais regiões, fraco a moderado.

    ————————————————————————————————

 

 Sexta-feira (16/12) 

Tempo: sol na maior parte do dia em todas as regiões de SC. No início e fim do dia mais nuvens com chuva, da Grande Florianópolis ao norte e no Vale do Itajaí. 

Temperatura: elevada durante o dia em todas as regiões. 

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul e Planalto Sul. 

    ————————————————————————————————

 

Sábado (17/12) – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: sol e calor em SC, com pancadas isoladas de chuva durante a tarde devido ao calor. 

Temperatura: elevada. 

Vento: nordeste, fraco a moderado. 

    ————————————————————————————————

 

TENDÊNCIA de 18 a 28/12 de 2016 

Maior parte do período com temperaturas elevadas e pancadas isoladas de chuva, principalmente nos períodos de tarde e noite típicas de verão. Entre os dias 24 e 25/12 uma frente fria passa por SC trazendo chuva para todas as regiões, porém com volumes pouco significativos (entre 10 e 25 mm). 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

AVISO – 13/12/2016 – 22h06min: Na próxima hora, rajadas de vento de 50 a 60 km/h na Grande Fpolis. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO – 13/12/2016 – 21h56min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com  descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Fpolis.(Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 13/12/2016 – 21h20min: Na próxima hora, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios)  no Vale do Itajaí e Meio Oeste.(Epagri/Ciram)

AVISO 13/12/2016 – 19h22min: Na próxima hora, pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas (raios), com risco de granizo nas proximidades de Angelina, Antônio Carlos e Major Gercino. (Epagri/Ciram) 

AVISO 13/12/2016 – 18h43min: Pancadas de chuva com raios e risco de queda de granizo na Grande Florianópolis, na próxima  hora.(Epagri/Ciram)