Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 08.05.2015

AVISO METEOROLÓGICO:

No domingo (10) e madrugada de segunda-feira (11), risco de chuva com descarga elétrica, temporais (chuva forte com descargas elétricas e vento intenso) com granizo e pontuais elevados (50 a 70 mm) no Oeste e áreas de divisa com o Paraná (Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte). No decorrer da segunda-feira, a chuva persiste no Litoral, moderada em alguns momentos, devido ao sistema de baixa pressão no oceano. Em direção ao Oeste ocorrem aberturas de sol. A temperatura volta a diminuir.  Fonte: Epagri-Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Sexta-feira (08/05): Sol entre muitas nuvens em SC. Durante o dia, temperatura em elevação.

Sem aviso.

Sistema meteorológico: Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) no Sul do Brasil. Massa de ar frio influenciando SC, com deslocamento para o oceano.

CARTA SINÓTICA – 08/05/2015   Fonte: Monitoramento e Alerta –  Defesa Civil SC

carta 20150508

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (09/05): Sol entre nuvens em SC. Temperatura em gradativa elevação.

Sem aviso.

Sistema meteorológico: massa de ar frio no oceano.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (10), aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte e nas demais regiões entre a tarde e noite, devido a um sistema de baixa pressão com suporte em níveis altos da atmosfera, que avança pelo Estado.

AVISO: No domingo e madrugada de segunda-feira, risco de chuva com descarga elétrica, temporais com granizo e pontuais elevados (50 a 70 mm) no Oeste e áreas de divisa com o Paraná. No decorrer da segunda-feira, a chuva persiste no Litoral, moderada em alguns momentos, devido ao sistema de baixa pressão no oceano. Em direção ao Oeste ocorrem aberturas de sol. A temperatura volta a diminuir.

Na terça-feira (12), o sol aparece entre nuvens em todo o Estado no decorrer do dia.

OBSERVAÇÃO: Entre a noite de segunda (11) e o dia de terça-feira (12), risco de rajadas de vento sudeste/sul de 50 a 70km/h no Litoral.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta