AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil 09.09.2015

 

ATENÇÃO 09/09/2015 – 16h30m: Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios), nas proximidades de Fraiburgo nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – Chuva com temporais isolados em SC. Fonte: Epagri/Ciram 

Entre a tarde de quinta-feira (10/09) e madrugada de sexta-feira (11/09), pancadas de chuva com raios em Santa Catarina. Condições favoráveis para temporais localizados e momentâneos (chuva forte, intensas rajadas de vento e granizo), especialmente no Oeste e Meio Oeste de SC. 

A instabilidade está associada a um sistema de baixa pressão no Paraná e ao avanço de uma frente fria deslocando-se no Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (09/09): Tempo firme com sol e poucas nuvens, devido ao predomínio de uma massa de ar seco e frio. Temperatura amena. Vento de sudeste a nordeste, fraco.

Sem avisos.

Sistema Meteorológico: Massa de ar seco e frio.

CARTA SINÓTICA  Fonte: Monitoramento e Alerta – Defesa Civil SC 

carta 20150909

 09.09.2015 Colorida

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: Fonte: Epagri-Ciram

Quinta-feira (10/09): A nebulosidade aumenta no decorrer do dia. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva com risco de temporais (raios, rajadas intensas de vento e granizo), especialmente no Oeste e Meio Oeste, devido a uma frente fria deslocando-se do RS para SC. Temperatura em elevação. Vento de nordeste e sudeste, moderado com rajadas intensas.

AVISO: Risco de temporais (raios, rajadas intensas de vento e granizo), especialmente no Oeste e Meio Oeste de SC.

Sistema Meteorológico: Frente fria avança do RS e sistema de baixa pressão no PR.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Sexta-feira (11/09): Tempo instável com chuva na madrugada. No decorrer do dia, o sol volta a aparecer. Temperatura em declínio no final do dia. Vento de sudoeste e sul, moderado com rajadas.

Sábado e domingo (12 e 13/09): Tempo firme com sol e algumas nuvens, devido ao predomínio de uma massa de ar seco e frio no Sul do Brasil. Temperatura baixa com formação de geada no Planalto Sul. Vento de sudeste, com rajadas mais intensas na madrugada de sábado, virando para nordeste no decorrer do domingo.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil