Previsão Voltada para Defesa Civil 11.12.2014 (2)

  AVISO METEOROLÓGICO: Entre esta quinta (11) e o sábado (13), o ar quente e úmido mantém a condição de pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas especialmente entre tarde e noite, e de forma mais isolada também na madrugada e manhã. Associado, pode ocorrer rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado. A chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos, mas o acumulado diário deve variar em 10 e 30 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm no Estado. Entre a noite de sexta (12) e a madrugada de sábado (13) a chuva pode ser mais intensa com pontuais de 60 a 80 mm no Planalto Norte e Litoral Norte, devido a proximidade de um sistema de baixa pressão. Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.  

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Quinta-feira (11/12): Sol entre muitas nuvens pela manhã com chuva fraca entre o Planalto e o Litoral Sul. Condições de aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões a partir da tarde.

AVISO: temporal isolado com descarga elétrica com rajadas de vento (acima de 60 km/h) e chance de granizo isolado.

Sistema meteorológico: áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão e uma frente fria no oceano.

carta 20141211

Carta sinótica – 11/12/2014 06h (UTC). Fonte: Monitoramento Defesa Civil SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (12/12): Nebulosidade com chuva pela manhã no Litoral. Entre a tarde e a noite, a chuva se estende a todas as regiões do Estado em forma de pancadas.

AVISO: temporal isolado com descarga elétrica com rajadas de vento (acima de 60 km/h) e chance de granizo isolado.

Sistema meteorológico: áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atuando em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (13), o tempo continua instável com nebulosidade variável e chuva a partir da manhã entre o Meio Oeste e o Litoral, se estendendo entre a tarde e a noite a todas as regiões do Estado. No Litoral Norte e Planalto Norte, condição de chuva mais persistente.

AVISO: Descarga elétrica, rajadas de vento e granizo isolado.

No domingo (14), condição de nebulosidade variável com chuva isolada e fraca no Litoral devido à entrada de umidade a partir do mar. O acumulado de chuva diário deve variar em 10 e 30 mm em média e pontuais de 40 50 mm especialmente no Litoral Norte, com pontuais de 60 a 80 mm no sábado. Na segunda-feira (15), condição de tempo seco em todas as regiões, com sol entre algumas nuvens.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Anteriores

ATENÇÃO 11/12/2014 – 15h54min: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com raios em todas as regiões de SC. Risco de chuva forte e temporal isolado. Fonte: Epagri/Ciram