Previsão Voltada para Defesa Civil 13.01.2015

 

OBSERVAÇÃO 13/01/2016 – 23h18m: Nas próximas 2 horas, Pancadas de chuva isoladas com descargas elétricas no Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. (EPAGRI/CIRAM)

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM) 

Maior presença de sol em SC nos próximos dias 

 

Quarta-feira (13/01) – OBSERVAÇÃO 

Tempo: Presença de sol na maior parte de SC. A partir da tarde, aumento da nebulosidade em todas as regiões, com pancadas de chuva e trovoada no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. 

Temperatura: Em elevação durante o dia e amenizando à noite. 

Vento: Nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas especialmente do oeste ao sul. 

Sistema: Frente fria em deslocamento no mar, entre o litoral do RS e sul de SC. Massa de ar frio (alta pressão) chegando no litoral do RS e sul de SC no final do dia.

 13.01.2016 Realcada Imagem Satélite GOES-13 Realçada 13.01.2016 – 08hs

 

  

Quinta-feira (14/01) 

Tempo: Sol na maior parte do dia em todas as regiões, com maior presença de nuvens no litoral. No Litoral Sul, chuva fraca no início do dia. Na Grande Florianópolis, chuva fraca à noite. 

Temperatura: Mais elevada no oeste e mais baixa no litoral. 

Vento: Fraco a moderado, de sudeste no litoral, e de sudeste a nordeste nas demais regiões. 

Sistema: Alta pressão no mar, altura do litoral do RS e sul de SC, favorecendo a circulação marítima (ventos transportando umidade do mar para o litoral). Baixa pressão em formação entre o litoral do RJ e de SP. 

 

Sexta-feira (15/01) 

Tempo: Sol principalmente no período da manhã. A partir da tarde, aumento da nebulosidade em todo o Estado. No Litoral Sul, chuva fraca no final do dia, devido ao deslocamento de uma frente fria no mar. No Litoral Norte, chuva fraca no final do dia, devido à presença de uma baixa pressão no litoral de SP. 

Temperatura: Em elevação. 

Vento: Nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral. 

 

Sábado e domingo (16 e 17/01): 

Tempo: Sol com poucas nuvens do Oeste ao Litoral Sul. Na Grande Florianópolis e norte do Estado, o sol aparece intercalado com períodos de maior nebulosidade. No Planalto Norte e Litoral Norte, chance de chuva especialmente no início e final do dia. 

Temperatura: Em ligeiro declínio no sábado e em elevação no domingo. 

Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado. 

 

TENDÊNCIA de 18 a 27 de janeiro de 2016 

Predomínio de sol e calor com menores chances de chuva na maior parte do período, quando o canal de umidade vindo do norte do país fica direcionado para o Sudeste do Brasil, concentrando as chuvas nesta região. Maiores condições de chuva no Estado de SC entre os dias 24 e 25/01, associadas à passagem de uma frente fria.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

OBSERVAÇÃO 13/01/2016 -19h30m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva isoladas com descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 13/01/2016 – 16h10m: Nas próximas 3 horas, pancadas muito isoladas de Chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Grande Florianópolis  (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 13/01/2016 – 14h50m: Nas próximas 3 horas, pancadas muito isoladas de Chuva no Oeste, Meio Oeste e áreas próximas a Urubici e Angelina. (Epagri/Ciram)