Previsão Voltada para Defesa Civil 14.05.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 OBSERVACAO 2

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL 

Sábado (14/05): 

Tempo: períodos de nebulosidade intercalados com algumas aberturas de sol em SC. No Litoral Norte e Grande Florianópolis, maior presença de nuvens com chuva fraca e isolada no período noturno.  
Temperatura: em elevação durante o dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: sistema de alta pressão (massa de ar frio) no oceano dominando todo o Sul do Brasil.

Domingo (15/05) – OBSERVAÇÃO

Tempo: no Oeste, chuva com trovoada a partir da manhã. Nas demais regiões, aumento de nuvens no decorrer do dia e pancadas de chuva com trovoada entre a tarde e noite. Os maiores totais de chuva (20-40 mm/24 horas) devem ocorrem no Oeste de SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas intensas.
Sistema: frente fria desloca-se do RS para SC com intensificação de um ciclone no litoral desses Estados.

 

Segunda-feira (16/05) – OBSERVAÇÃO

Tempo: na madrugada e início da manhã, permanece com chuva em SC, especialmente no norte do Estado (Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte, e áreas do Oeste e Meio-Oeste próximas à divisa com o Paraná), onde devem ocorrer os maiores totais (20-40 mm/24 horas). No decorrer do dia, o tempo melhora em todas as regiões, com o afastamento da frente fria para o Sudeste do Brasil e o avanço de uma massa de ar frio e seco (alta pressão) no Sul do Brasil.
Temperatura: em declínio, com registro da mínima à noite.
Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas intensas.

Terça-feira (17/05):

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões, devido à atuação da massa de ar frio e seco (alta pressão). No Litoral Sul, maior presença de nuvens e chance de chuva fraca e isolada, devido à atuação do ciclone na costa, entre RS e SC, afastando-se em direção ao mar.
Temperatura: baixa em todo o Estado. Mínima próxima de 0°C e condição de geada nas áreas altas do Planalto e Meio-Oeste.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral. 

Quarta-feira (18/05):

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões, devido ao predomínio da massa de ar frio e seco (alta pressão). 
Temperatura: baixa em todo o Estado. Mínima próxima de 0°C e condição de geada nas áreas altas do Planalto e Meio-Oeste.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado. 

TENDÊNCIA de 19 a 28 de maio de 2016

Nos dias 19 e 20/05, permanece com sol e a temperatura fica mais elevada. Entre os dias 21 e 22/05, uma frente fria traz chuva para o Estado, seguida de uma massa de ar frio que deixa as temperaturas baixas nos dias seguintes. Entre 26 e 27/06, nova frente fria traz chuva para o Estado. As chuvas do período devem ser mais significativas no Litoral Norte. Para a maior parte das regiões de SC, não há previsão de chuva volumosa em associação às passagens frontais.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 
  
defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil