Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 17.12.2014 (2)

AVISO METEOROLÓGICO: Durante esta quarta-feira (17), a passagem de uma frente fria por Santa Catarina causa chuva no Estado, iniciando pela região Oeste.  Há risco de chuva de intensidade moderada a forte por alguns momentos com descarga elétrica (raios) com rajadas de vento (acima de 60 km/h) e até mesmo granizo isolado nas regiões do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Fonte: Epagri/Ciram 

Recomendações da Defesa Civil SC 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

 Quarta-feira (17/12): No Oeste e Meio Oeste, tempo instável com céu encoberto e pancadas de chuva ao longo do dia. No Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva ocorre no período da tarde e noite. Nas demais regiões de Santa Catarina, sol com aumento de nuvens.

AVISO: Rajadas de vento acima de 60 km/h, descargas elétricas e risco de granizo no Oeste e Meio Oeste de SC.

Sistema meteorológico: atuação de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão. 

carta 20141217

Carta sinótica – 17/12/2014 06h (UTC). Fonte: Monitoramento Defesa Civil SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (18/12): Do Oeste ao Litoral Sul, céu encoberto com chuva ao longo do dia. Nas outras regiões, a chuva ocorre no decorrer do dia.

ATENÇÃO: Rajadas de vento acima de 60 km/h, descargas elétricas e risco de granizo no Oeste e Meio Oeste de SC.

Sistema meteorológico: atuação de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre sexta-feira (19) e o sábado (20/12), sol entre muitas nuvens e com chuva no decorrer do dia na maioria das regiões de SC. ATENÇÃO: Neste período não se descarta o risco de temporais isolados.

No domingo (21/12), o tempo melhora com sol entre nuvens.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil