AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil 23.09.2015

AVISO METEOROLÓGICO – 23/09/2015: Temporal e totais elevados de chuva nos próximos dias em SC. Fonte: Epagri/Ciram

A partir de sexta-feira (25/09), o tempo passa a ser instável com chuva frequente no Estado. Há risco de temporal com ventania, raios e granizo.

Na sexta-feira (25) o total de chuva previsto é de 20 a 30 mm em média e pontuais de 40 a 50 mm, especialmente no Oeste, Planalto Sul e Litoral de SC.

No sábado (26), a média de chuva varia de 20 a 30 mm em boa parte de SC. No Meio Oeste, os pontuais podem atingir 50 a 60 mm.

No domingo (27), a chuva é persistente com média de 40 a 50 mm. No Meio Oeste e Litoral Sul, os maiores volumes ficam entre 90 a 100 mm. No Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí, os valores máximos previstos são de 60 a 70 mm. De segunda (28/09) em diante o tempo melhora gradativamente.

Acompanhe diariamente atualizações dos Avisos Meteorológicos e Boletins de Previsão do Tempo!

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (23/09): Tempo firme de sol e calor em Santa Catarina.

Sem aviso.

Sistema meteorológico: Massa de ar quente e seco em SC.

carta 20150923

Carta sinótica 23/09/2015  Fonte: Monitoramento e Alerta – Defesa Civil SC

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (24/09): Tempo firme de sol e calor em Santa Catarina.

Sem aviso.

Sistema meteorológico: Massa de ar quente e seco em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (25/09), tempo instável com previsão de chuva no decorrer do dia para todas as regiões, devido ao deslocamento de uma frente fria. AVISO: Risco de temporal com granizo isolado. Volumes médios de chuva de 20 mm e pontuais de 40 a 50 mm, especialmente no Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC.

No sábado (26/09), o tempo permanece instável com pancadas de chuva a partir da tarde em todas as regiões. AVISO: Risco de descargas elétricas (raios), temporal com granizo isolado. Volumes médios de chuva de 20 a 30 mm e pontuais de 50 a 60 mm.

Domingo (27/09), de chuva no decorrer do dia em SC. AVISO: Volumes médios de chuva de 40 a 50 mm e pontuais de 90 a 100 mm, especialmente no Meio Oeste e Litoral Sul, com pontuais de 90 a 100 mm. No Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí, os pontuais variam entre 60 a 70 mm.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta