Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 01.06.2016

OBSERVAÇÃO 02/06/2016 – 02h22min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva fraca a moderada no Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 OBSERVACAO 2

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Temperaturas baixas e formação de geada na sexta-feira e no sábado em SC !

Uma intensa massa de ar frio mantém as temperaturas baixas na sexta-feira e no sábado (03 e 04/06), especialmente nas áreas altas do estado e sobretudo no Meio Oeste e Planalto as temperaturas estarão abaixo ou próximas de zero, com formação de geada.

A tendência indica que no domingo e na próxima segunda-feira (05 e 06/06) áreas de baixa pressão, sobre o PR e parte de SC, mantém mais nebulosidade e condições de chuva na divisa entre esses estados. Especialmente no litoral Norte de SC, o volume acumulado pode ser mais alto.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Frio intenso com geada na sexta-feira e sábado e entre os dias 07 a 10/06 !

Quarta-feira (01/06)

Tempo: muitas nuvens em SC com chuva fraca no Litoral Norte pela manhã e, entre a tarde e noite, do Planalto ao Litoral. No Oeste e Meio Oeste nebulosidade alternando com aberturas de sol.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: sudeste, com variações de sul no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e, com variações nordeste na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Sistema: Sistema de alta pressão com jato subtropical sobre SC, com cavado (área alongada de baixa pressão) no litoral do RS e de SC.

Quinta-feira (02/06) – OBSERVAÇÃO PARA DECLÍNIO DE TEMPERATURA E GEADA

Tempo: sol e algumas nuvens em SC, com chuva fraca na madrugada e início da manhã do Planalto ao Litoral.

Temperatura: em pequena elevação durante o dia e muito baixa na madrugada, com mínima negativa e próximas de zero nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada.

Vento: sul e sudoeste, fraco a moderado.

Sistema: sistema de alta pressão em SC e cavado (área alongada de baixa pressão) no litoral do RS e de SC.

Sexta-feira (03/06) – OBSERVAÇÃO PARA DECLÍNIO DE TEMPERATURA E GEADA

Tempo: sol em todas as regiões de SC, com mais nuvens e nevoeiros na madrugada e manhã.

Temperatura: madrugada com temperatura entre 0°C e negativa do Oeste ao Planalto favorecendo a formação de geada principalmente nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto.

Vento: sul e sudoeste, fraco a moderado.

Sábado (04/06) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA

Tempo: pequenas aberturas de sol com variação de nuvens na maior parte do dia em SC. A partir da tarde a nebulosidade aumenta com chuva à noite, estendendo-se em parte de domingo.

Temperatura: em pequena elevação no decorrer do dia e muito baixa na madrugada, com mínima próxima de 0°C e negativa, com geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Vento: sudeste, com variações de norte no Oeste ao Litoral, fraco a moderado.

Domingo (05/06)

Tempo: céu com muitas nuvens em todas as regiões de SC, com condição de chuva por alguns momentos especialmente do Oeste ao Litoral Norte e em área próximas do PR.

Temperatura: em gradativa elevação em SC.

Vento: sul com variações de sudeste, com intensidade fraca a moderada.

TENDÊNCIA de 06 a 16 de junho de 2016

Maior parte do período com tempo firme e temperaturas abaixo de zero com formação de geadaespecialmente entre os dias 07 a 10 de junho, devido a uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar. Entre os dias 11 e 12 uma frente fria passa por SC causando chuva em todas as regiões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 01/06/2016 – 21h13min: Nas próximas 2 horas, permanece condição de pancadas de chuva fraca a moderada, isoladamente forte no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Planalto Sul, áreas do Litoral Sul e Grande Florianópolis.

AVISO 01/06/2016 – 20h55min: Na próxima hora, pancadas fortes de chuva com descargas elétricas (raios) entre o Planalto Norte e Litoral Norte nas proximidades de divisa com o Paraná (Campo Alegre, Joinville e Garuva). (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 01/06/2016 – 18h50min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva fraca a moderada com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Sul de SC.  (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 01/06/2016 – 17h00min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva isolada no Planalto Norte e Litoral Norte,  (Epagri/Ciram)