OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 06.12.2016

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – 06/12/2016 16h30min (EPAGRI/CIRAM)

SEMANA COM RISCO DE CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO EM SANTA CATARINA!

ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Na quinta-feira (08/12) as pancadas de chuva começam pelo Oeste e Meio Oeste, atingindo as demais regiões no decorrer do dia, especialmente à tarde e noite. A chuva mais forte está prevista para o Oeste e Meio Oeste, com acumulado de 50 a 80 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Do Planalto ao Litoral, os valores são menores, em torno de 20 a 40 mm.

Na sexta-feira (09/12) a chuva continua em todo o Estado, mais persistente e forte em alguns momentos no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, sobretudo nas áreas mais próximas ao Paraná, com acumulado de 50 a 70 mm. Nas demais regiões, os valores previstos são menores, em torno de 20 a 40 mm.

Essa instabilidade está associada a um cavado (área alongada de baixa pressão), que se intensifica, formando um sistema de baixa pressão próximo ao Litoral de SC, no sábado (10/12).

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

SEMANA COM RISCO DE CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO EM SC – ACOMPANHAR BOLETINS!

Terça-feira (06/12)

Tempo: firme com predomínio de sol.

Temperatura: elevada em todas as regiões, mais alta com máximas próximas e acima de 30°C no Oeste e Litoral.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: sistema de alta pressão sobre o Sul do Brasil.

————————————————————————————————

Quarta-feira (07/12) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol e calor em boa parte do dia, em todas as regiões de SC. Entre a tarde e noite pancadas de chuva com trovoadas, sobretudo do Planalto ao Litoral.

Temperatura: alta.

Vento: sudeste com variações de leste, fraco a moderado.

Sistema: sistema de alta pressão sobre o Sul do Brasil, com formação de núcleos de instabilidade durante a tarde, em SC.

————————————————————————————————

Quinta-feira (08/12) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens com chuva persistente na maior parte do dia e mais intensa, começando pela manhã, no Oeste e Meio Oeste onde os volumes podem chegar a 80 e superar este valor em algumas localidades. Do Planalto ao Litoral a chuva cega no período da tarde, com volumes entre 30 e 40 mm. Há risco de temporais isolados, com descargas elétricas (raios), rajadas de vento forte e queda de granizo.

Temperatura: em elevação, com sensação de ar abafado.

Vento: leste/nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

————————————————————————————————

Sexta-feira (09/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde em todas as regiões com a intensificação de áreas de baixa pressão (cavado) sobre SC. Persiste a condição de temporais isolados, com chuva moderada por alguns momentos, descarga elétrica e rajadas de vento forte.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

————————————————————————————————

Sábado (10/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: Sol com pancadas isoladas de chuva à tarde no Oeste. No Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul aberturas de sol com mais nuvens à tarde. Da Grande Florianópolis ao norte encoberto com chuva em boa parte do dia, principalmente no Litoral Norte, devido a um sistema de baixa pressão no litoral do PR e de SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, passando a noroeste no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada e rajadas, mais fortes no Planalto e Litoral.

TENDÊNCIA de 11 a 21/12 de 2016

Na maior parte do período o sol aparece com frequência, com pancadas rápidas e muito isoladas de chuva, típicas de primavera, em SC. Entre os dias 18 e 19 áreas de instabilidade permanecem sobre o PR e SC mantendo condições de chuva para SC, especialmente em áreas de divisa entre estes estados.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta