Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 16.06.2016

OBSERVAÇÃO 16/06/2016 – 23h19min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quinta-feira com temperatura amena, mais nebulosidade e chuva em SC

Próximos dias com chuva frequente no Estado

Quinta-feira (16/06)

Tempo: Maior parte do dia com muitas nuvens em SC. Especialmente do Oeste ao Planalto com condição de chuva fraca entre a tarde e noite, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná.

Temperatura: em elevação.

Vento: noroeste, com variações de sudoeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: sistema de alta pressão no oceano, com centro na altura do Paraná e de Santa Catarina. Cavado (área de baixa pressão alongada) sobre o Rio Grande do Sul e Uruguai, formando uma nova frente fria sobre o litoral no fim do dia.

Sexta-feira (17/06)

Tempo: céu com muitas nuvens em SC, com chuva fraca a moderada na madrugada e manhã do Planalto ao Litoral. No decorrer da tarde a instabilidade retorna com pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

Temperatura: agradável e mais elevada em relação aos dias anteriores.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: frente fria em deslocamento pelo litoral de SC pela manhã, e intensificação de áreas de baixa pressão no Oeste e Meio Oeste na tarde e noite.

Sábado (18/06)

Tempo: muitas nuvens no Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões tempo instável, com mais nuvens e chuva por alguns momentos no decorrer do dia.

Temperatura: temperatura amena devido à nebulosidade e à chuva, declinando no final do dia com o avanço de uma nova massa de ar frio pelo Uruguai e Rio Grande do Sul.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Domingo (19/06)

Tempo: chuva fraca pela manhã nas áreas próximas à divisa com o Paraná. No decorrer do dia o sol predomina entre nuvens em todas as regiões de SC.

Temperatura: amena na maior parte do dia, não sobe muito devido à nebulosidade.

Vento: sudeste, fraco na maior parte do estado e moderado no Litoral.

Segunda-feira (20/06) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA (acompanhar boletins!)

Tempo: sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde, devido a áreas de baixa pressão no Paraná e Santa Catarina.

Temperatura: amena e com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: sudeste, com variações de nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas na tarde e noite.

TENDÊNCIA de 21 de junho a 01 de julho de 2016

De 21 a 23/06 mais nebulosidade e chuva em SC, por influência de um cavado (área alongada de baixa pressão). Entre os dias 24 e 27 aberturas de sol e temperatura baixa, com formação de geada nas áreas altas do estado, devido a uma nova massa de ar frio e seco. A condição de chuva retorna entre os dias 28 e 29 de junho.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil