Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 20.06.2016

ATENÇÃO

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Terça e quarta-feira com tempo instável em SC ! 

Segunda-feira (20/06)

Tempo: mais nuvens do Oeste ao Norte do Estado com condição de chuva fraca, especialmente à noite. Na Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul, sol entre algumas nuvens.

Temperatura: baixa, em pequena elevação durante o dia.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio no Sul do Brasil. Cavado entre o PR e SC.

 

Terça-feira (21/06) – ATENÇÃO PARA TEMPESTADES DE RAIOS E CHUVA INTENSA / OBSERVAÇÃO PARA DECLÍNIO DE TEMPERATURA E GEADA

Tempo: encoberto com chuva e trovoadas do Oeste ao Norte do Estado, mais intensa no Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, aumento de nuvens e condições de chuva especialmente entre a tarde e noite.

Temperatura: baixa, negativa no Planalto Sul com condições de geada na madrugada e amanhecer. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: sudeste/leste, virando para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio no Sul do Brasil. Cavado entre o PR e SC.

  

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

 

 Quarta-feira (22/06) – ATENÇÃO PARA CHUVA INTENSA (acompanhar boletins!)

Tempo: encoberto no Estado, com chuva do Planalto ao Litoral, podendo ser mais intensa no Litoral Norte. No decorrer do dia há chance de aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: em pequena elevação devido à cobertura de nebulosidade.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (23/06)

Tempo: chuva fraca no Litoral na madrugada. No decorrer do dia, a nebulosidade diminui dando lugar a presença de sol no Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira-feira (24/06)

Tempo: sol entre algumas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 25 de junho a 05 de julho de 2016 

Nos dias 25 e 26 há previsão de chuva e temporais isolados em SC, devido a intensificação de um sistema de baixa pressão, associado a formação de uma frente fria no Sul do Brasil. Logo após, a temperatura declina novamente com o avanço de uma nova massa de ar frio de origem polar, e há condições de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto de SC no início da próxima semana (27 e 28/06).  Essa massa fria deve manter o tempo estável no fim de junho e início de julho.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil