Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 29.05.2015

AVISO (29/05) 15:30hs: Pancadas de chuva com descargas elétricas nas próximas 2hs na Grande Florianópolis.Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO 29/05/2015 – Fonte: Epagri/Ciram

Na sexta-feira (29/05), apesar da diminuição do vento, o mar permanece agitado no Litoral de SC com altura de onda de 2,0 a 3,0 m e picos de 3,5 m de Florianópolis ao Litoral Sul, devido à influência do ciclone extratropical próximo à costa do RS e de SC. Desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.

No sábado (30/05), os picos de onda diminuem 2,5 a 2,0 m. O mar fica mais calmo no decorrer do domingo e na segunda-feira.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Sexta-feira (29/05): Manhã com mais nuvens e nevoeiros em SC, e condições de chuva fraca no Planalto Sul e Litoral Sul. No decorrer do dia, presença de sol entre nuvens em todas as regiões. No fim do dia há chance de chuva fraca no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. A temperatura diminuiu bastante na madrugada e se eleva pouco durante o dia. Vento sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas em torno de 40 a 50 km/h no Litoral Sul.

AVISO: mar agitado com altura de ondas de 2,0 a 3,0 m e picos de 3,5 m de Florianópolis ao Litoral Sul. Desaconselhável atividades no mar.

Sistema meteorológico: uma massa de ar frio e seco influencia o Sul do Brasil. Ciclone extratropical se afasta da costa sul de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Recomendações da Defesa Civil SC para o período:

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (30/05): Tempo estável com nevoeiros na madrugada e início da manhã, e presença de sol em todas as regiões no decorrer do dia. Temperatura baixa na madrugada, mínima próxima de 0ºC nas áreas altas do Planalto Sul e de 4ºC no Meio Oeste e Planalto Norte, com chance de geada nas áreas altas dessas regiões. Durante o dia, temperatura em pequena elevação no Estado. Vento sudoeste a sul, fraco.

ATENÇÃO: Altura de onda diminui gradativamente, mas ainda com picos de 2,5 m no Litoral de SC.

Sistema meteorológico: massa de ar frio e seco influenciando o Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (31) e na segunda-feira (01/06), as nuvens aumentam em SC, especialmente no Litoral, com chande de chuva fraca no período noturno na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, associada a circulação marítima.

Na terça-feira (02/06), presença de sol e temperatura em elevação no Estado. Período sem aviso.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta