Previsão para os próximos 5 dias (07/04)

Elaborado em: 07/04/2024 às 05:00 – N° 097/2024

Meteorologista: Nicolle Reis

DOMINGO (07)

Entre a manhã e a tarde do domingo (07) uma nova frente fria deixa o tempo instável em Santa Catarina. As chuvas iniciam pelas áreas de divisa com o RS, se espalhando para o restante do estado, com condições para temporais isolados acompanhados de chuvas pontualmente intensas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado para ocorrências meteorológicas. As temperaturas sobem pouco, com máximas de 20 a 24°C. Apenas no norte do estado as máximas se aproximam dos 28°C. Ventos do quadrante norte com velocidade máxima em torno de 40 a 55 km/h no litoral, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

SEGUNDA-FEIRA (08)

Na segunda-feira (08), uma baixa pressão no oceano mantém o tempo instável em Santa Catarina, principalmente na metade leste, onde ainda há condições para temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa entre a tarde e a noite. O risco é baixo a moderado para danos como alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas voltam a subir em todas as regiões, se aproximando dos 30°C em boa parte do estado à tarde e ficando na casa dos 32°C no Oeste e parte do Vale do Itajaí. Os ventos sopram de noroeste/norte na maior parte do estado, com intensidade fraca a moderada.

TERÇA-FEIRA (09)

Na terça-feira (09), o processo de formação e intensificação de uma baixa pressão reforça as instabilidades em todas as regiões catarinenses. Os temporais ocorrem principalmente entre a tarde e a noite, podendo vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, vendaval e eventual queda de granizo. O risco é moderado para ocorrências meteorológicas.  Novamente as temperaturas máximas ficam próximas de 30°C em boa parte do estado e chegam até 33°C no litoral e no Extremo Oeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (10) uma baixa pressão combinada ao calor e umidade favorece os temporais isolados à tarde, enquanto que na quinta-feira (11) o avanço de uma nova frente fria reforça as chuvas em todas as regiões.