PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (19/08) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (19/08)

Na sexta-feira (19) a massa de ar polar estabiliza o tempo em todo o estado e mantém as temperaturas baixas. No Grande Oeste, Planaltos e no Alto Vale do Itajaí é esperada geada ampla e temperaturas próximas ou abaixo de 0°C entre a madrugada e a manhã. Ainda, na serra catarinense há chance de precipitação invernal e também há risco para congelamento de pistas entre a madrugada e a manhã, com risco moderado a alto associado a esta condição. As temperaturas mínimas ficam entre 0°C e -6°C no Meio-Oeste e nos planaltos, oscilam entre 0°C e 3°C no Extremo Oeste, Oeste e no Alto e Médio Vale do Itajaí e ficam entre 0°C e 9°C nas regiões litorâneas. As máximas oscilam entre 9°C e 10°C do Meio-Oeste aos planaltos, ficam entre 14°C e 16°C no Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte e oscilam entre 9°C e 14°C nas demais áreas. Os ventos sopram de direção sul com intensidade fraca a moderada pelo estado (entre 2 e 20 km/h) e rajadas em torno de 40 a 50 km/h, sendo um pouco mais intenso ao longo da costa catarinense no decorrer do dia. O risco associado a ocorrências associadas às rajadas de vento é baixo a moderado.

 

 PREVISÃO PARA SÁBADO (20/08)
 
No sábado (20) a condição de tempo estável com temperaturas baixas persiste em função da atuação da massa de ar polar no estado. O sol deve predominar em grande parte do estado, com variação da nebulosidade da Grande Florianópolis ao Planalto Norte. A condição para geada ampla e chance de congelamento de pistas persiste entre o Grande Oeste e os planaltos na madrugada e amanhecer. As temperaturas mínimas devem oscilar entre -1°C e 2°C no Grande Oeste, Planalto Norte e no Alto e Médio Vale do Itajaí, ficam abaixo dos -5°C nos pontos mais altos da serra e oscilam entre 1°C e 10°C nas áreas litorâneas. As máximas ficam entre 10°C e 15°C nos planaltos, em parte do Meio-Oeste, no Alto e Médio Vale do Itajaí e oscilam entre 14°C e 18°C nas demais áreas. O risco associado às baixas temperaturas é moderado a alto. O vento médio sopra com intensidade fraca com velocidades de até 20 km/h e direção leste/nordeste, com rajadas fracas a moderadas (entre 45 e 55 km/h) no Grande Oeste, nos Planaltos e no Alto e Médio Vale do Itajaí. O risco associado às rajadas de vento é baixo a moderado. 
PREVISÃO PARA DOMINGO (21/08)
 
No domingo (21) as baixas temperaturas devem persistir em toda Santa Catarina e o tempo segue estável com variação da nebulosidade na metade leste de SC. Ao longo do dia a cobertura de nuvens diminui gradativamente dando lugar ao sol, que passa a predominar em praticamente todo o estado. As temperaturas mínimas ficam entre -2°C e 5°C do Meio-Oeste, planaltos, na Grande Florianópolis Serrana e no Alto Vale do Itajaí, oscilando entre 6°C e 11°C nas demais áreas. As máximas ficam entre 18°C e 21°C  no Grande Oeste e no Litoral Sul e oscilam entre 15°C e 19°C nas demais áreas. O vento médio sopra com intensidade fraca, de direção norte/nordeste pelo estado com rajadas fracas de até 45 km/h no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e na Grande Florianópolis ao longo do dia. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na segunda-feira (22) a massa de ar polar perde força e o frio já será menos intenso no amanhecer. O sol predomina no Extremo Oeste, Oeste e no Litoral Sul, nas demais regiões o tempo permanece com variação da nebulosidade ao longo do dia. A terça-feira (23) segue com tempo firme e presença de nebulosidade variável com aparições de sol em todo o estado. As temperaturas  serão mais amenas no amanhecer e se elevam à tarde, passando dos 20°C em grande parte do estado.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (19/08)
 
Sexta-feira (19) com vento soprando de sul/sudeste, com intensidade fraca de até 20 km/h, com rajadas pontuais de intensidade fraca (até 45 km/h) pelo estado. O risco para ocorrências associadas às rajadas de vento é baixo.
Ondas de direção sul, com altura de até 2,5 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis e de até 1,5 m no Litoral Norte, com picos de até 3 m em toda a costa catarinense. O risco para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca é baixo a moderado.
image.png