Previsão para os próximos 5 dias (17/02)

Elaborado em: 17/02/2024 às 05:00 – N° 048/2024

Meteorologista: Fernando Rafael

SÁBADO (17)

O sábado (17) inicia com uma grande cobertura de nuvens e aberturas de sol ocasionais em grande parte de Santa Catarina além de condições para pancadas de chuva entre o Meio-Oeste e os planaltos. A partir da tarde, a combinação de instabilidades atmosféricas com o retorno de temperaturas mais elevadas favorece o desenvolvimento de temporais isolados em todas as regiões, com possibilidade de chuvas mais intensas entre o Meio-Oeste, planaltos, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grd. Florianópolis. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. As temperaturas conseguem se elevar em relação aos dias anteriores, se aproximando dos 30/31°C entre o Extremo Oeste e Oeste, entre 27°C e 30°C ao longo do litoral e entre 22°C e 27°C nas demais regiões com valores menores nas áreas de maior altitude. As ondas apresentam alturas entre 1,0 m e 1,7 m com direção leste.

DOMINGO (18)

No domingo (18), o ciclone que poderá apresentar características tropicais (de acordo com as últimas atualizações) se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil para sul. Isso faz com que haja aporte de umidade do oceano para o continente, deixando o tempo nublado e condição para chuva a qualquer hora ao longo do litoral, que por vezes pode ser intensa e acompanhada de trovoadas, especialmente nos extremos do dia. Entre a tarde e à noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados nas demais áreas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais isolados e moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas à chuva no litoral e áreas próximas. Os ventos sopram de leste/nordeste, com intensidade fraca e rajadas de até 40 km/h. As ondas apresentam direção leste, com altura entre 1,3 m e 1,7 m próximo à costa. As temperaturas máximas ficam semelhantes ao dia anterior, variando de 26°C a 30°C no Grande Oeste e litoral e entre 23°C a 28°C nas demais regiões.

SEGUNDA-FEIRA (19)

Na segunda-feira (19), o ciclone segue em alto mar na altura entre SC e o RS. De forma geral, ele segue mantendo o fluxo de umidade do mar para o continente e favorecendo a ocorrência de chuvas ocasionais no litoral, intercaladas por períodos de melhoria. No restante do estado, a disponibilidade de umidade somada ao aquecimento, semelhante aos dias anteriores, volta a favorecer a formação de pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram com fraca intensidade e não apresentam direção predominante. Ondas de direção leste entre 1,3 e 1,8 m. As temperaturas mínimas variam entre 13°C e 17°C entre o Meio-Oeste, planaltos e Grd. Florianópolis serrana e de 17°C a 22°C nas demais áreas. As máximas, mais uma vez, variam entre 25°C e 30°C em grande parte do estado. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a terça (20) e a quarta-feira (21), o ciclone deve se mover ainda mais para sul, mas ainda permanecendo em alto mar na altura do litoral do RS e SC. As incertezas associadas à previsibilidade deste sistema também afetam a previsão do tempo para Santa Catarina. De forma geral, a condição para pancadas de chuva e temporais isolados permanece, especialmente entre o Meio-Oeste e litoral. A condição de vento e mar também apresenta baixa previsibilidade, mas a tendência é que a região entre Florianópolis e o Litoral Sul tenha ondas entre 1,5 e 2,5 m próximo à costa com valores consideravelmente maiores em alto mar. Desta forma, reitera-se a importância do acompanhamento diário das atualizações das previsões, notas, avisos e alertas emitidos pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia.