Alerta e Previsão Voltada para Defesa Civil 15.02.2015

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA: Neste domingo permanece a condição de chuva a qualquer hora do dia no Litoral de SC e áreas próximas, alternando com períodos de melhoria. A chuva prevista é pouca com acumulado de 20 a 30 mm no Litoral Norte e de 10 a 20 mm no restante do Litoral e Vale do Itajaí.

Para a próxima semana a previsão é de tempo mais firme em SC, com pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite, típicas de verão.

Mar: a altura de onda sobe no Litoral de SC, devido a um sistema de baixa pressão no oceano. Picos de 2.0 m próximo a costa na noite deste domingo e de 2.5 m na segunda-feira, com risco à navegação para pequenas e médias embarcaçõesFonte: Epagri-Ciram.

ALERTA PARA RISCO DE DESLIZAMENTOS: Mantém alerta para risco de deslizamentos para algumas áreas do Litoral Norte de SC. Nesta região ainda há previsão de chuva, na maior parte do tempo fraca, porém podem ocorrer períodos de chuva persistente, com acumulados de 20 a 30 mm. Foram registrados nas últimas 24 e 72 hs, os respectivos volumes de chuva: em Jaraguá do Sul 64 e 138 mm, em Joinville 50 e 108mm e Schreder 39 e 115 mm. Fonte: SDC, Epagri/Ciram e Cemaden.

RECOMENDAÇÕES

Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Veja a e previsão para os próximos dias no link “Leia Mais”:

Imagem do Radar do Morro da Igreja das 10:00 de domingo (15) indicando pancadas de chuva fraca no Vale do Itajaí, Litoral Norte e parte do Planalto Norte.

SOS   Santa Catarina 15 02 2015 1000

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram

Domingo (15/02): Predomínio de nuvens e condição de chuva no Litoral e áreas próximas, alternando com períodos de melhoria, podendo ser mais persiste no Litoral Norte. A chuva prevista é pouca com acumulado de 20 a 30 mm no Litoral Norte e de 10 a 20 mm no restante do Litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões do Estado, o sol aparece entre muitas nuvens no decorrer do dia, com pancadas de chuva bem isoladas entre a tarde e a noite.

Atenção para tarde e noite: descarga elétrica isolada. A altura de onda sobe no Litoral de SC, com picos de 2.0 m à noite, com risco para pequenas e médias embarcações.

Sistema meteorológico: frente estacionaria e sistema de baixa pressão, ambos no oceano, influenciando SC. Convecção isolada à tarde.

Segunda-feira (16/02): Chuva isolada no Litoral de SC, especialmente no Litoral Sul e na madrugada. No decorrer do dia o sol aparece entre algumas nuvens em todo o Estado.

Atenção: picos de onda de 2.0 a 2.5 m no Litoral de SC, com risco para pequenas e médias embarcações.

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão no oceano influenciando o Litoral de SC, com deslocamento para alto mar.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre terça e quinta-feira, tempo firme com predomínio de sol, temperatura em elevação e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, típicas de verão. Atenção para o período: descarga elétrica no período da tarde e noite.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta