Alerta e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 17/10/2015

ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO HIDROLÓGICA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM SC (09H20)

Neste domingo (18/10), a previsão é de sol com mais nuvens na região norte catarinense. Este quadro deve se alterar na terça-feira devido à aproximação de uma nova frente fria que deve provocar pancadas de chuva com descarga elétrica a partir da tarde,. Na quarta e quinta-feira, céu encoberto com chuva e descarga elétrica em todas as regiões associada a frente fria.

Vale do Itajaí – 17/10/2015

Estão acima da Cota de Emergência os Rios em Taió, Laurentino e Rio do Sul e em Cota de Alerta em Taió.

Rio do Sul: atingiu a Cota Máxima de 8,75 às 21h de sexta (16/10). Vinha baixando lentamente e está estabilizado em torno dos 7,73 m (subiu 1cm na última hora). 9:00 – 7,74 m

Taió: O rio estabilizou às 4h da manhã de domingo (18) em 8,57m e vem baixando lentamente (1cm na última hora). 9:00 – 8,53m

Laurentino: o Rio estabilizou em 8,84m às 6hs da manhã de sábado (17) e vinha baixando lentamente se setabilizando em 8,70 m às 8 h (sem variação na última hora).

Rio do Oeste: O rio estabilizou às 3h da manhã de domingo (18) em 8,29m e vem baixando lentamente (1cm na última hora). 9:00 – 8,26m.

Planalto Norte – 17/10/2015

Três Barras: o rio  ultrapassou a Cota de Alerta a Cota de Emergência (7m), subindo lentamente a menos de 1cm/h. 08h – 7,03m.

Porto União: o rio está próximo à Cota de Emergência (6m), estabilizado em torno dos 5,81 m às 8h.

Planalto Sul 17/10/2015

Otácílio Costa o rio está em cota de alerta subindo lentamente, menos de 1 cm/h, estando em 7,92m às 10hs de sábado (17).

AVISO METEOROLÓGICO – Mar agitado no litoral de SC neste final de semana. Fonte: Epagri/Ciram

Neste sábado (17) e no domingo (18/10) o mar fica agitado com ondas mais elevadas de 2,0 a 2,5 m. Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações. Há risco de ressaca ao sul de Florianópolis.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Inundações/Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar Agitado: risco a navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (17/10): A chuva diminui em SC. No Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte, condição para pancadas isoladas de chuva entre tarde e noite devido ao calor e alta umidade do ar.

OBSERVAÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) isoladas nas regiões Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Sistema meteorológico: Sistema de alta pressão e formação de cavado.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (18/10): Mais nuvens do Planalto ao Litoral e mais ensolarado nas outras regiões.

Sem aviso.

Sistema meteorológico: Sistema de alta pressão no litoral da região Sul.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Segunda (19) e terça-feira (20/10): Tempo firme com sol entre nuvens em todas as regiões de SC.

Na quarta-feira (21/10), aumento de nuvens e chuva no decorrer do dia em todas as regiões devido à aproximação de uma nova frente fria.

AVISOS ANTERIORES

AVISO 17/10/2015 – 16h00min: Permanece com pancadas de chuva intensa no Planalto Norte, entre Porto União e Rio Negrinho (Próximo à divisa com o Paraná nas próximas 2 hora. Fonte: Epagri/Ciram.

ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÃO EM ITAJAÍ 13h46: O Rio Itajaí-Mirim está em cota de alerta e deverá ultrapassar a cota de emergência próximo ao pico de maré alta prevista para às 17h01 deste sábado. Maior atenção para parte baixa de Cordeiros, Imaruí, Bambuzal, Cidade Nova, Canhanduba (próximo à Rua João Dalmolin ) e Dom Bosco (próximos a ponte da Jacob Ardigó e residencial Itamirim). A defesa civil de Itajaí ressalta que estes alagamentos são momentâneos e ocorrerão naquelas regiões mais suscetíveis, semelhante ao que ocorreu em 2013.

AVISO 17/10/2015 – 13h40min: Pancadas de chuva intensa no Planalto Norte, nas áreas entre Porto União/Matos Costa e Três Barras/Major Vieria na próxima hora. Fonte: Epagri/Ciram.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta