ALERTA e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 22.07.2015

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Sexta-feira (24/07): Chuva na madrugada e manhã nas áreas do Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Fpolis, com acumulado de 40 a 50 mm no período. Em alguns locais, este volume pode ser superado e ocorrer em algumas horas, trazendo Risco de Alagamentos e Deslizamentos Pontuais. A chuva está associada à formação de uma baixa pressão no litoral de São Paulo. Nas demais regiões de SC, o acumulado de chuva deste dia será menor. Atenção especial para a Região Planalto Norte, onde os níveis dos rios e seus afluentes continuam elevados.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199  ou o Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (22/07): Tempo estável com predomínio de sol e temperatura amena em SC.

Sistema Meteorológico: Massa de ar frio associada à sistema de alta pressão no Sul do Brasil, com deslocamento para o Oceano.

22.07.2015 Colorida

Imagem Satélite GOES-13 Colorida 22.07.2015 08h00m

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (23/07): O sol aparece com maior presença de nuvens em todas as regiões. Condição de chuva fraca no início e final do dia nas áreas do litoral, especialmente Litoral Norte e Grande Fpolis. Temperatura em elevação.

Sistema Meteorológico: Circulação marítima favorecida por uma alta pressão no Atlântico, próximo da costa sul do Brasil, e de um cavado no litoral de SP.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (24/07), novas áreas de instabilidade, associadas a formação de uma baixa pressão em SP, se formam no Paraná e se deslocam para SC, provocando chuva e descarga elétrica em boa parte de SC. A região norte do Estado e grande Fpolis serão as mais afetadas pela chuva, com total diário de 40-50 mm.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) e pancadas de chuva em praticamente todas as regiões de SC, mais intensas em parte do Planalto Norte e entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, com total diário de 40-50 mm, com possibilidade de pontuais maiores. Acompanhe atualizações de boletins!

No sábado (25) e domingo (26/07), sol com algumas nuvens.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta