AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 25.12.2015

 

OBSERVAÇÃO: 26/12/2015 – 21h55min – Chuva com descarga elétrica no Meio Oeste e Planalto Norte, próximo ao PR e Grande Florianópolis, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

aviso

AVISO METEOROLÓGICO (EPAGRI/CIRAM)

Chuva de verão favorece o risco de temporal isolado em SC

Neste sábado e no domingo (26 e 27/12), a chuva ocorre especialmente entre a tarde e noite, acompanhada de descarga elétrica (raios), temporais isolados e volumes mais significativos no Litoral. Há chance de queda de granizo! Especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC os totais de chuva diária variam entre 30 e 50 mm. A chuva continua ocorrendo com frequência nos dias seguintes, porém com volumes menores.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Acompanhe atualizações de boletins! 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (26/12):

Tempo: Pela manhã sol entre muitas nuvens em boa parte de SC. Entre a tarde e a noite, pancadas de chuva trovoadas. Especialmente entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte a chuva ocorre com mais intensidade e maiores volumes.

Temperatura: Elevada com sensação de abafamento.

Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Áreas de baixa pressão se intensificam no litoral do PR e de SC. No Oeste e Meio Oeste formação de núcleos de instabilidade durante a tarde devido ao calor.

Domingo (27/12):

Tempo: No Planalto Norte e Litoral Norte, pancadas de chuva durante a madrugada e a partir da tarde, com sol entre muitas nuvens pela manhã. Nas outras regiões catarinenses, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com raios entre a tarde e a noite.

Temperatura: Elevada.

Vento: Noroeste fraco, passando a sudeste persistente a partir da tarde com intensidade moderada com rajadas.

Segunda-feira (28/12):

Tempo: Céu com muitas nuvens, alternando com aberturas de sol com chuva em forma de pancadas entre a tarde e anoite.

Temperatura: Elevada em todas as regiões.

Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado rajadas.

Terça e quarta-feira (29 e 30/12):

Tempo: Predomínio de sol entre nuvens em todas as regiões de SC, com pancadas de chuva entre a tarde e a noite em SC.

Temperatura: Elevada em todas as regiões.

Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 31 de dezembro de 2015 a 09 de janeiro de 2016

A condição de chuva diminui na maior parte desse período. As temperaturas estarão elevadas favorecendo a ocorrência de pancadas isoladas de chuva, entre a tarde e noite, típicas de verão.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

AVISOS ANTERIORES

OBSERVAÇÃO: 26/12/2015 – 16h01min – Chuva com raios no Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, próximo ao PR, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO: 26/12/2015 – 18h00min – Chuva com raios no Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, próximo ao PR, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO: 26/12/2015 – 18h55min – Chuva com descarga elétrica no Planalto Sul e Grande Florianópolis, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil